Pela cidade

Ruas temáticas em Curitiba: conheça 9 endereços para comprar, comer e beber

Stephanie D’Ornelas, especial para Pinó
14/06/2022 14:26
Thumbnail
É praticamente impossível pensar na Rua Riachuelo, no centro de Curitiba, sem lembrar da variedade de móveis vendidos nas lojas ali localizadas. Ou falar sobre a Rua Trajano Reis, no bairro São Francisco, sem citar os bares que atraem centenas de jovens nas noites curitibanas. Essas são apenas algumas das ruas temáticas de Curitiba — áreas que concentram estabelecimentos especializados nos mesmos tipos de produtos ou serviços.
Para os proprietários dos estabelecimentos, o grande número de concorrentes concentrados lado a lado representa um grande desafio. Para o consumidor, por outro lado, esse tipo de comércio traz comodidade: a facilidade de se encontrar o que deseja sem precisar ir de um ponto a outro da cidade é um diferencial. Reunimos algumas ruas da cidade conhecidas pelos produtos ou serviços que oferecem. Confira!

Rua Riachuelo | Centro

MÓVEIS RETRÔ
Na Rua Riachuelo, um dos berços do comércio curitibano, as lojas de móveis oferecem opções para todos os gostos.
Na Rua Riachuelo, um dos berços do comércio curitibano, as lojas de móveis oferecem opções para todos os gostos.
Uma das ruas mais antigas de Curitiba, a Riachuelo é um dos berços do comércio curitibano. A partir do século 19, a rua no centro da cidade atraiu grande número de imigrantes europeus que contribuíram com o desenvolvimento comercial da área. Atualmente, a Riachuelo é conhecida também pela variedade de lojas que vendem móveis coloridos, de estilo retrô, rústicos e usados. São mais de dez estabelecimentos para garimpar peças diferentes para compor a decoração da casa.

Alameda Prudente de Moraes | Centro

BARES, RESTAURANTES, CAFÉS E MARCAS AUTORAIS
A Alameda Prudente de Moraes, no Centro, concentra diversas operações gastronômicas e marcas autorais.
A Alameda Prudente de Moraes, no Centro, concentra diversas operações gastronômicas e marcas autorais.
Em dias de calor, uma coisa é certa: a Prudente de Moraes estará cheia de pessoas agrupadas em mesinhas na calçada; em pé, bebendo uma cerveja ou tomando um sorvete; ou mesmo no interior de uma loja ou cafeteria. A rua, considerada por muitos como a mais cool da cidade, reúne bares, restaurantes, cafés e marcas autorais — como a Reptilia, projeto de moda, design e sustentabilidade que foca em criações únicas.
Para se refrescar em dias quentes, a sorveteria L’Arte di Gelato é um dos empreendimentos mais procurados da alameda. São sempre 24 sabores de gelatos na vitrine, definidos de acordo com a estação e as frutas da época. Para quem prefere um chope ou drink, o Janela Bar é uma boa pedida. E se a fome bater, o cardápio traz várias opções de hambúrgueres para acompanhar.
Que tal um café? Seja quente ou gelado, a rua tem várias opções para apreciar essa e outras bebidas, como a Bonin Bakery, uma padaria boutique de inspiração francesa; o The Coffee, que oferece diversas opções de cafés especiais em um ambiente simples e minimalista; e o Ué? Pet Café, uma cafeteria pet friendly que atende humanos e seus animais de estimação.
Entre as opções para o almoço está o Campania Ristorante, situado na Prudente há mais de 15 anos, quando nem se vislumbrava que ali se instalaria um polo gastronômico da cidade, e o Veg e Lev, que oferece alimentação saudável e saborosa. Para a sobremesa, a Lola Li Doceria tem deliciosos bolos e doces livres de glúten e lactose. Na Operária Wafferia, inaugurada neste ano, a sensação são os waffles recheados.
A Prudente de Moraes é uma das ruas mais atrativas de Curitiba, que reúne bares, cafés e restaurantes.
A Prudente de Moraes é uma das ruas mais atrativas de Curitiba, que reúne bares, cafés e restaurantes.
Serviço:
  • Reptilia: Prudente de Moraes, 1118. Segunda a sexta, das 11h às 19h. Sábado das 10h às 16h
  • L’Arte di Gelato: Prudente de Moraes, 1281. Terça a domingo, das 12h às 19h
  • Janela Bar: Prudente de Moraes, 1295. Terça a sábado, das 17h à 1h. Domingo das 16h30 às 22h45
  • Bonin Bakery: Prudente de Moraes, 995. Segunda a sexta, das 10h às 19h. Domingo das 8h30 às 12h30
  • The Coffee: Prudente de Moraes, 1227. Segunda a sexta, das 7h30 às 20h. Sábado e domingo das 8h30 às 19h30
  • Ué? Pet Café: Prudente de Moraes, 1201. Segunda a quarta, das 11h às 21h. Quinta a sábado das 11h às 23h. Domingo das 11h às 20h
  • Campania Ristorante: Prudente de Moraes, 1265. Quarta a sábado e segunda das 12h às 14h30 e das 19h à 0h. Terça das 19h às 23h. Domingo das 12h às 15h30
  • Veg e Lev: Prudente de Moraes, 1218. Segunda a sábado, das 11h às 15h
  • Lola Li: Prudente de Moraes, 1225. Terça a domingo, das 12h30 às 18h
  • Operária Wafferia: Prudente de Moraes, 1077. Terça a sábado, das 11h às 21h. Domingo das 12h às 19h

Rua 24 de maio | Centro

ELETRÔNICOS
Ruas de comércio temático em Curitiba. Na foto Rua 24 de Maio, conhecida pelas lojas de produtos eletrônicos.
Ruas de comércio temático em Curitiba. Na foto Rua 24 de Maio, conhecida pelas lojas de produtos eletrônicos.
Se você precisa de algum tipo de cabo, peça de eletrodoméstico, controle remoto, equipamento de informática ou qualquer outro componente eletrônico, a Rua 24 de Maio é o lugar ideal para encontrar o que procura. A via, que tem 4 quilômetros de extensão, começa na Praça Rui Barbosa e termina no bairro Fanny, mas as lojas de eletrônicos estão concentradas em um trecho mais curto, entre as ruas Visconde de Guarapuava e Sete de Setembro.

Rua Trajano Reis | São Francisco

BARES
Na Trajano Reis, bares e casas noturnas agitam as noites de Curitiba.
Na Trajano Reis, bares e casas noturnas agitam as noites de Curitiba.
A Trajano Reis é o point alternativo de jovens que se reúnem para beber uma cerveja no fim de semana. A rua que começa no Largo da Ordem e segue até a Praça do Gaúcho agrupa bares de diferentes estilos. A maioria deles oferece opções de lanches rápidos que podem ser consumidos dentro dos estabelecimentos ou na própria rua, como o petisco inglês fish and chips do Sirène e os hambúrgueres do Paradoja Bar. Para quem quer esticar a noite, também há opção de casas noturnas, como o Wonka — tradicional balada curitibana que reabriu neste ano, após um longo período de portas fechadas — e o Tangie Under Club, onde diferentes DJs agitam a pista a cada semana.
Serviço:
  • Sirène: Trajano Reis, 150. Terça a quinta, das 18h à 0h30. Sexta, das 17h à 1h30. Sábado das 16h à 1h30. Domingo das 16h à 0h30
  • Paradoja Bar: Trajano Reis, 210. Terça a quinta e domingo das 10h30 à 1h. Sexta e sábado das 10h30 às 3h50
  • Wonka: Trajano Reis, 326. Terça a quinta das 20h às 2h. Sexta e sábado das 22h às 5h
  • Tangie Under Club: Trajano Reis, 351. Quarta e quinta das 19h às 2h. Sexta e sábado das 19h às 3h. Domingo das 17h às 23h

Rua Mateus Leme | São Francisco

BRECHÓS
A Rua Mateus Leme é o endereço certo para quem gosta de garimpar em brechós raiz.
A Rua Mateus Leme é o endereço certo para quem gosta de garimpar em brechós raiz.
A Rua Mateus Leme é o endereço certo para quem gosta de garimpar em brechós raiz — aqueles com preços baixos e araras lotadas. Os estabelecimentos de roupas, calçados e acessórios usados se concentram nas quadras entre as ruas Treze de Maio e Inácio Lustosa. Para quem quer ainda mais opções para renovar o guarda-roupa gastando pouco, vale conferir também os brechós localizados nas ruas Paula Gomes e Presidente Carlos Cavalcanti, que cortam a Mateus Leme.

Alameda Carlos de Carvalho | Batel

LOJAS DE MÓVEIS E DECORAÇÃO
As principais tendências do design e da decoração de interiores podem ser encontradas nas lojas da Rua Carlos de Carvalho, no Batel. A rua tem recebido cada vez mais escritórios de arquitetura e empreendimentos especializados em mobiliário e peças exclusivas para compor ambientes. As quadras entre a Praça da Espanha e Rua Jerônimo Durski reúnem a maioria das lojas que são referência no mercado de alto padrão.

Rua Rocha Pombo | Juvevê

ESTABELECIMENTOS GASTRONÔMICOS
Pizzarias, hamburguerias, bares, confeitarias, restaurantes e churrascarias: em se tratando de gastronomia, o Juvevê oferece essas e muitas outras opções. A vocação gastronômica do bairro se consolidou com o projeto de lei que instituiu o Polo Gastronômico do Alto Juvevê, em 2017. Um dos trechos mais movimentados do polo é a Rua Rocha Pombo, entre a Avenida João Gualberto e a Rua Augusto Stresser.
l A Rocha Pombo promete encantar os apaixonados pela culinária italiana: a rua reúne o restaurante Mangiare Felice, a Baggio Pizzeria & Focacceria, a Pizzaria da Mathilda, o Italy Caffé Juvevê, o Armazém 71 e a Pizzaria Augusta. Para quem prefere uma pegada oriental, o King Temaki oferece comida japonesa rápida. E para adoçar o dia, a dica é fazer uma parada na tradicional A Familiar Confeitaria, fundada em 1987.
Serviço:
  • Mangiare Felice: Rocha Pombo, 397. Terça a sexta, das 11h30 às 15h e das 18h30 à 0h. Sábado e domingo das 11h30 às 17h e das 18h30 às 0h
  • Baggio Pizzeria & Focacceria: Rocha Pombo, 380. Diariamente das 17h30 às 23h30
  • Pizzaria da Mathilda: Rocha Pombo, 265. Terça a domingo, das 18h às 23h
  • Italy Caffé Juvevê: Rocha Pombo, 243. Segunda a sábado, das 11h às 23h. Domingo das 11h às 17h
  • Armazém 71: Rocha Pombo, 246. Segunda a sábado, das 11h45 às 14h30 e das 19h às 22h30. Domingo das 11h45 às 15h
  • Pizzaria Augusta: Rocha Pombo, 75. Terça a domingo das 17h30 às 22h30
  • King Temaki: Rocha Pombo, 272. Diariamente das 11h às 23h
  • A Familiar Confeitaria: Rocha Pombo, 377. De terça a sábado, das 10h às 19h

Avenida Manoel Ribas | Santa Felicidade

RESTAURANTES ITALIANOS E MÓVEIS
A Manoel Ribas abre alas para Santa Felicidade e é uma das ruas que concentra os tradicionais restaurantes italianos de Curitiba.
A Manoel Ribas abre alas para Santa Felicidade e é uma das ruas que concentra os tradicionais restaurantes italianos de Curitiba.
A Manoel Ribas, que liga o centro de Curitiba ao município de Campo Magro, é uma das maiores e mais importantes avenidas da capital. Ela é também a principal artéria de Santa Felicidade, tradicional bairro italiano da cidade, conhecido por seus bons restaurantes que atraem milhares de moradores e turistas todos os fins de semana. O mais famoso deles é o Novo Madalosso — considerado o maior restaurante da América Latina, ele é um verdadeiro ponto turístico de Curitiba. Além dos espaços que exaltam a gastronomia e cultura italiana, a Avenida Manoel Ribas também é conhecida pelas lojas de móveis: são mais de 30 empresas do segmento localizadas no trecho de Santa Felicidade.
Serviço:
  • Restaurante Novo Madalosso: Segunda a sábado, das 11h30 às 15h e das 18h30 às 22h. Domingo das 11h30 às 15h30.

Rua Teffé | Bom Retiro

CALÇADOS
Na Rua Teffé, dezenas de opções de lojas de calçados.
Na Rua Teffé, dezenas de opções de lojas de calçados.
Considerada a primeira rua temática de calçados do país, a Teffé é referência nesse segmento há mais de 20 anos. A vocação comercial teve início com pequenas lojas de ponta de estoque que se instalaram nessa região do bairro Bom Retiro. Com o passar do tempo, os empreendimentos de calçados se multiplicaram e as pontas de estoque foram sumindo, mas os preços convidativos ainda são uma marca das empresas ali localizadas. As lojas, que ocupam também a Rua Emílio de Menezes, oferecem tendências da moda em calçados, acessórios e confecções. Durante a semana, os comércios funcionam das 10h às 19h e, no sábado, das 10h às 18h30.