Homenagem às mulheres

Shopping Mueller traz exposição imersiva com réplicas do pintor austríaco Gustav Klimt

Roberta Braga, especial para a Pinó
28/04/2023 19:26
Thumbnail

Obras foram reproduzidas em tamanho real e retratam as principais fases do artista austríaco. | Kelly Knevels

Até o dia 31 de maio é possível conferir, no piso L4, no Shopping Mueller, uma exposição que reproduz as principais obras do pintor austríaco Gustav Klimt (1862-1918). Com entrada gratuita, a mostra “Mulheres de Ouro” celebra a força das mulheres pelo olhar de um dos artistas mais importantes do século 20. São réplicas em tamanho real de algumas de suas principais contribuições à arte, e que ressaltam seu estilo carregado de ousadia e inovação.
A mostra traz também uma sala que possibilita uma experiência imersiva.
A mostra traz também uma sala que possibilita uma experiência imersiva.
A exposição reproduz uma galeria de arte com dezenas de obras que retratam as fases do trabalho de Klimt, como os retratos ou a fase dourada. É possível, ainda, conferir os icônicos “Retrato de Adele Bloch-Bauer” (1907), que inspirou o filme A Dama Dourada, “O Beijo” (1907-1908), uma de suas obras mais conhecidas e "A Árvore da Vida", pintura que também ficou famosa no mundo todo.
“Além do cuidado de apresentar as pinturas em tamanho real, trabalhamos com reproduções fidedignas das molduras da época, feitas de forma artesanal”, conta Mayra Pedroso, diretora de arte da mostra.
Ao final da exposição, o visitante é levado a uma sala que possibilita uma experiência imersiva, com trilha sonora desenvolvida para despertar sensações e emoções em conjunto com o filme. Uma animação – produzida pelos cineastas Rodrigo Alonso e Gabriela Vernet, da produtora audiovisual Labirinto – é exibida em um telão de 3m x 6,5m. No filme, é possível conferir todas as camadas que se sobrepõem em suas obras, ressaltando as características da pintura de Klimt e proporcionando um mergulho em seu universo.
Exposição pode ser visitada até 31 de maio.
Exposição pode ser visitada até 31 de maio.
“A exposição é um convite para que cada um possa conhecer um pouco mais sobre esse artista e ter seu próprio olhar sobre o trabalho dele”, observa Cynthia Maia Batista, gerente de comunicação e marketing do Shopping Mueller.
A mostra está em exposição no piso L4 e faz parte das comemorações dos 40 anos do Shopping Mueller.

Serviço

Exposição Gustav Klimt (1862-1918)
Local:
Shopping Mueller | Avenida Cândido de Abreu, 127 - Centro Cívico, piso L4Data: até 31 de maio
Horários: De segunda-feira a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h.
Aberta ao público, entrada gratuita
Informações:
www.shoppingmueller.com.br