Artes visuais

Mostra feminina no MAC aborda, de forma poética e crítica, a igualdade de gênero

Equipe Pinó
08/03/2023 11:00
Thumbnail

Obra Trocando a Pele.| Foto: Coletivo Duas Marias

Em março, Mês da Mulher, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná inaugura uma nova exposição: “Forjada pelo tempo”, com obras do Coletivo Duas Marias, do município de Cascavel. A mostra faz uma analogia entre as divindades da mitologia universal com o ser feminino contemporâneo. Deusas e heroínas de distintas culturas criam vida através das obras do coletivo em fotografia, vídeo e instalação.
O Coletivo, formado pelas artistas Nani Nogara e Malu Rebelato, trabalha com a poética de crítica à condição da mulher abordando a igualdade de gênero, promoção do protagonismo e empoderamento do feminino. As artistas pesquisam o tema por meio da recriação dos objetos de análise num jogo performático onde são registradas as imagens, e as obras são o resultado da criação de várias personagens femininas, reforçando o papel da mulher em todos os tempos, num deslocamento temporal e territorial.
Para a diretora do MAC Paraná, Carolina Loch, o trabalho do Coletivo apresenta temas muito urgentes de uma maneira sensível, mas nem por isso menos potente. "Os trabalhos são fortes e fazem com que a gente passe por essas obras sem sermos mais o que éramos antes de conhecê-las. Principalmente para nós, mulheres, são trabalhos que fazem com que a gente se reconheça."
A diretora aponta também que a vinda de artistas cascavelenses ao MAC é fundamental para o estímulo da produção artística contemporânea paranaense e para a visibilidade de artistas de cidades do Estado para além da capital.

Serviço:

Abertura: 14/03, às 19h.
Ingresso: Entrada gratuita.
Onde: Sala 09 do MAC no MON - acesso pela rampa caracol, ao lado do estacionamento da Rua Manoel Eufrásio (Museu Oscar Niemeyer).
Período expositivo: 15/03 até 21/05