Mostra de fotos feitas com drone fica em cartaz até final de março em Curitiba

Equipe Pinó
03/03/2022 18:15
Thumbnail

Forte São Marcelo, em Salvador, Bahia

A Montenegro Produções produziu uma exposição de fotos aéreas de cidades brasileiras, feitas com drones, por 20 fotógrafos de diferentes regiões do Brasil. Intitulada de "Pákua Exposição de Artes Virtuais", a exibição é itinerante e conta com cerca de 100 imagens aéreas.
A primeira parada é no Pátio Batel, em Curitiba, onde fica até o dia 30 de março no Lounge Bolhas, piso L3. A entrada é gratuita e o catálogo da exposição com todas as imagens impressas, também. O horário para visitação é o mesmo do shopping.
Catedral Guadalupe
Catedral Guadalupe
Durante os períodos de exposição, cada cidade terá um artista que fará intervenções no espaço da mostra. Em Curitiba será André Coelho (Curitiba). Em abril, as fotografias seguem para Foz do Iguaçu (de 8 a 23 de abril, no Catuaí Palladium) com intervenções artísticas de Ivana Lima; em maio, para Maringá (de 1º a 20 de maio, no Shopping Maringá Park), com ilustrações de Nilton Ribeiro; e na sequência, para Londrina (de 28 de maio a 20 de junho, no Aurora Shopping), com o trabalho artístico de Raro de Oliveira.
A palavra Pákua foi escolhida para nomear a exposição porque em sua origem, no tupi-guarani, é uma brincadeira poética feita a partir da junção das palavras céu, tudo e pessoa. O designer Caio Vitoriano interpretou esses elementos na criação da identidade visual do projeto com uma imagem com cabeça, olho e membros, para mostrar um ente que busca algo que nunca viu e que acaba por enxergar as coisas de um jeito inédito.
Paisagem urbana do Rio de Janeiro
Paisagem urbana do Rio de Janeiro
As imagens da exposição foram selecionadas a partir de um concurso nacional, realizado no final de 2020, e que contou com a participação de mais de 150 fotógrafos de todo o país. A comissão julgadora da premiação foi formada pelos fotógrafos Guilherme Pupo, Cássio Vasconcellos e Daniel Castellano, que também têm obras expostas no projeto. Ao final da itinerância, as imagens ficarão expostas nos corredores do Hospital das Clínicas, em Curitiba.
Serviço
Mostra fotográfica itinerante Pákua Exposição de Artes Virtuais. Em Curitiba, de 1º a 30 de março, no Lounge Bolhas, piso L3, no Pátio Batel. Endereço: Av. do Batel, 1.868, Batel. De segunda a sábado, das 10h às 22h e aos domingos, das 14h às 20h. Entrada gratuita. Classificação indicativa: livre.