Retrospectiva

Pinó: um ano de inovação, parcerias e incentivo ao desenvolvimento

Equipe Pinó
29/12/2020 14:01
Thumbnail

Equipe da Pinó em 2020.

Como toda nova história, o primeiro ano da Pinó trouxe muitos desafios. Mas também não faltaram conquistas que merecem ser comemoradas. E você, nosso assinante, é peça-chave nesse processo, que envolve transparência e inovação. Por isso, ficamos muito felizes em compartilhar nossas ações de 2020 e já antecipar um pouco do que você pode esperar ver por aí em 2021.
A Pinó surgiu como uma spin-off da Gazeta do Povo, que foi pioneira no processo de virada digital e continua a ser referência em inovação. Com mais independência, nosso foco é trazer novos negócios nas áreas de softnews, englobando as marcas Bom Gourmet, HAUS e GazzConecta. Nascemos com o DNA da informação. E, nesse primeiro ano, colecionamos açõ es de sucesso na produção de conteúdo especializado e segmentado em diversas interfaces: site, podcasts, rádio, redes sociais e por meio da nova revista impressa. Realizamos ações que geraram muitos negócios estratégicos.
Mas, claro, não podemos deixar de falar que 2020 foi marcado por desafios em todas as áreas. A chegada do mês de março exigiu um “ajuste de rota”, revendo prioridades, pausando projetos e construindo outros. Diante desse cenário de incertezas, o trabalho das equipes – redação, comercial e projetos – foi o que fez a diferença para a comunicação assertiva com diferentes públicos. “O momento, mais do que nunca, pediu empatia. 2020 veio para nos ensinar, foi um ano que nos exigiu ir além, descobrindo habilidades e forças, além da capacidade de reinvenção. Juntos, superamos todos os obstáculos”, aponta Andréa Sorgenfrei, Head da Pinó.
Com muita alegria, te convidamos para conhecer as carinhas por trás da Pinó (foto acima), que foram responsáveis pelo sucesso dos projetos que impactaram milhares de pessoas, e acompanhar o que conquistamos nesse ano tão singular. Vem com a gente:

HAUS

A plataforma de arquitetura, patrimônio, decoração, design, paisagismo e mercado imobiliário começou o ano com nova identidade visual. Com a chegada da pandemia, o setor foi impactado com diversos cancelamentos de eventos. Ainda assim, conseguimos nos manter relevantes no mercado, fechando parcerias importantes. Confira outros destaques de HAUS na Pinó:
  • Fomos um dos veículos brasileiros convidados para a conferência que antecede o Salão do Móvel de Milão, o principal e maior evento de design do mundo. Nossa editora-chefe, Daliane Nogueira, viajou a Milão em fevereiro a convite do iSaloni e acompanhou de perto as novidades anunciadas em primeira mão.
  • HAUS também entrevistou com exclusividade no Brasil Tonino Lamborghini, que veio lançar em Balneário Camboriú o primeiro empreendimento imobiliário da grife italiana em parceria com a Embraed.
  • Acompanhamos de perto a Feira Internacional do Mármore e Granito, também conhecida como Vitória Stone Fair, que abriu suas portas mais uma vez em Vitória, no Espírito Santo.
  • Também estivemos na fashion week da construção e da arquitetura da América Latina, a Expo Revestir 2020, com apoio da própria feira e patrocínio da Kinta Acabamentos.
  • Em junho, apresentamos uma nova colaboração de peso: HAUS é a única mídia em português de todo o mundo a ser parceira oficial na cobertura da lendária mostra de design Fuorisalone. Este ano a exposição aconteceu de forma digital. Trouxemos as informações com exclusividade para o público brasileiro, com patrocínio da Interprint Brasil.
  • Anunciamos, ainda, uma parceria com a Brain Inteligência Estratégica, uma das organizações nacionais referência em pesquisas para o mercado imobiliário, que frutificou em artigos exclusivos e avaliações sobre o setor.
  • Lançamos o “Manifesto HAUS: recomece pelo melhor lugar, o seu lar”, uma campanha editorial para ressignificar a casa e ajudar as pessoas a passarem pela quarentena da melhor forma possível. Apoiaram a iniciativa as marcas: Alucom Esquadrias de Alumínio, Berneck, Construtora Andrade Ribeiro, GT Building, Impermix, Interprint, Móveis Campo Largo, Moldari, Multipisos, Ponto de Apoio, Rudegon e Verginia.
  • Na sequência, desenhamos projetos personalizados para algumas marcas e empresas. Publicamos uma série de reportagens sobre a memória, a arquitetura e a importância do Palacete dos Leões, hoje conhecido como Espaço Cultural BRDE - Palacete dos Leões e que celebra seus 15 anos sob essa égide.
  • Foram realizados dois Sofás de HAUS Digital com a Construtora Laguna para explicar em detalhes a certificação Well, que mede o impacto das construções sobre a qualidade de vida dos moradores.
  • Inauguramos um espaço com ainda mais dicas do mercado imobiliário com a parceria da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado imobiliário do Paraná (Ademi-PR). Está para sair do forno também um ebook exclusivo com a Ponto de Apoio para destacar projetos de profissionais da arquitetura e do design de interiores.
  • Em agosto, estreamos o programa em áudio Sintonia HAUS, que aprofunda uma matéria da semana, buscando trazer informações que inspiram e ajudam a ampliar o conhecimento dos ouvintes sobre o leque de assuntos abordados na plataforma. O boletim semanal é veiculado em primeira mão na rádio Capital FM Curitiba, frequência 98,3, na faixa das 18h30. O conteúdo fica disponível, ainda, no site de HAUS e nos principais agregadores de podcasts.
  • A Pinó também investiu no ArqDecor Club, uma ferramenta de negócios com o propósito de valorizar e incentivar o mercado de arquitetura, design e decoração, dando complementariedade ao trabalho de HAUS.
  • Em outubro, foi a vez do tradicional Anuário HAUS 2020. Com patrocínio master da Simmetria, o produto mais uma vez se consolidou como o principal portfólio de profissionais de arquitetura e design de interiores do Sul do Brasil. Os conteúdos geraram uma audiência recorde de 147 mil visualizações e 69,8 mil visitantes únicos. A edição trouxe 61 projetos de ambientes residenciais, corporativos e comerciais, projetados por 78 profissionais. Também ofertamos, com patrocínio da Inove Design, a possibilidade de capa personalizada com a foto do projeto ou dos profissionais. Além disso, contamos, pela primeira vez, com a participação de profissionais de fora do país.
 Entre os destaques de 2020, a 6ª edição do Anuário HAUS, que contou com 61 projetos de ambientes residenciais, corporativos e comerciais, projetados por 78 profissionais.
Entre os destaques de 2020, a 6ª edição do Anuário HAUS, que contou com 61 projetos de ambientes residenciais, corporativos e comerciais, projetados por 78 profissionais.
  • Finalizamos o ano com o anúncio do Portfólio HAUS, uma plataforma que reúne projetos de arquitetura e design de interiores de diferentes perfis. Ao navegar no Portfólio você pode conhecer melhor o trabalho de cada um dos profissionais e entrar em contato com eles de forma rápida e segura para começar a realizar sua proposta de construção, reforma ou decoração. A intenção é aproximar quem pretende construir ou reformar de um profissional capacitado para apontar a melhor solução de projeto.

Bom Gourmet

Duas palavras que marcaram o mundo neste ano também atingiram em cheio uma das maiores plataformas de gastronomia do país: resiliência e reinvenção. E, como temos um compromisso muito forte com a gastronomia, buscamos incansavelmente produtos que fortaleçam o setor como negócio e levem informação aos consumidores. Confira alguns destaques:
  • O programa solidário Seja Bom convocou os consumidores a comprar vouchers para serem consumidos depois e, com isso, ajudar os estabelecimentos a terem mais uma fonte de renda naquele primeiro momento crítico de fechamento. O programa distribuiu mais de R$ 100 mil e teve como parceiros o Clube Gazeta do Povo, Stella Artois, Ebanx e a agência Candyshop.
  • O (re) Descubra a cozinha entrou no ar em meados de abril. A plataforma de receitas em vídeos foi lançada para inspirar as pessoas que permaneceram isoladas em casa vivendo uma nova realidade em suas cozinhas. Foram mais de 100 conteúdos postados, desde como fazer arroz soltinho, preparos para o café da manhã, até guloseimas, carnes e opções vegetarianas. Stella Artois, Ouro Fino, La Violetera e Moageira Irati foram os parceiros do projeto.
 Com as pessoas em suas casas, o (re) Descubra a cozinha trouxe receitas em vídeo para inspirar o momento de reconexão.
Com as pessoas em suas casas, o (re) Descubra a cozinha trouxe receitas em vídeo para inspirar o momento de reconexão.
  • Interrompido no seu auge (meados de março), o Festival Bom Gourmet voltou em novembro com a 12ª edição, atendendo a pedidos do público e dos próprios restaurantes. 53 estabelecimentos voltaram a oferecer seus menus a preços fixos, o que ajudou a incrementar o orçamento dos empresários, em véspera de pagamento do 13º salário. A retomada foi garantida com todos os cuidados de prevenção e controle pelos estabelecimentos. Tivemos como parceiros no projeto: Porto a Porto, Gold Food Service, Fomento Paraná, Alegra e Platinox.
  • O ano também foi marcado pelo investimento do Bom Gourmet na plataforma de delivery Vina. O app foi criado com o objetivo de conectar clientes engajados – que se preocupam com uma economia ativa e colaborativa – com os estabelecimentos prejudicados com as altas taxas cobradas de apps de entrega.
  • Fortalecemos também nosso time de colunistas com o blog À Milanesa, de Fernanda Massarotto, que escreve de Milão, e com Valéria Vicenti, que nos mostra a China, além dos Espetinhos. Agora, são sete blogs, canais que tratam de vinho (Notas Báquicas), cerveja (Blog da Cerveja), da gastronomia local (Panela de Anacreon) e de comida saudável (Flor de Sal).
  • Como multiplataforma presente no site, nas redes sociais, em podcasts na Rádio Capital FM 98.3, em 2021 o Bom Gourmet mantém a missão de levar conteúdos relevantes. Além da realização de novas edições do Festival Bom Gourmet, com algumas mudanças de formato, nosso grande desafio é repensar o maior prêmio de gastronomia do Sul do país, o Prêmio Bom Gourmet, que completou 10 anos em 2019. Dentro deste novo mundo, também desenhamos novos projetos, como o Seleção Bom Gourmet, para apresentar os restaurantes de maior destaque nas principais cidades do país. Além de lançar o Cozinha de Tendências, um programa digital em formato de entrevista, com foco nas histórias, tendências de consumo e comportamento ligados ao universo gastronômico.

Bom Gourmet Negócios

Criado no fim do ano passado, o Bom Gourmet Negócios veio para dar luz a quem está na operação e gestão dos restaurantes – chefs, empreendedores, responsáveis pelo serviço e personagens que movimentam toda a cadeia do food service. O que parecia ser um mercado promissor em janeiro, acabou sendo um dos mais afetados pela pandemia. E foi exatamente neste momento que o Bom Gourmet Negócios se mostrou ainda mais importante para dar suporte por meio de conteúdos e ações mostrando possíveis caminhos para a reinvenção ou para minimizar o impacto da crise. Confira alguns projetos:
  • O Hack pela Gastronomia foi criado para fomentar ideias inovadoras. Com ele, o processo de digitalização dos negócios ganhou um impulso a mais, com a apresentação de 71 produtos e serviços inovadores para ajudar na melhoria de processos.
  • A partir do evento foi desenvolvido o Bom Gourmet Stage, projeto de aceleração de foodtechs que hoje atende seis empresas – três vencedoras do Hack e outras três selecionadas a partir da inscrição. Por meio de mentoria, mídia e conteúdo, o Bom Gourmet Stage termina em março com uma rodada de investimentos para captar recursos às empresas aceleradas.
  • Outro suporte importante foi o grupo de WhatsApp do Bom Gourmet Negócios, que estreitou a relação com os donos de restaurantes de Curitiba. Por ali, trabalhamos em conjunto para ouvir os empresários em suas dúvidas e levar informação para ajudar na tomada de decisão. Também criamos programas semanais: o boletim do Bom Gourmet Negócios é veiculado no Instagram e também na Rádio Capital FM.
  • O papel de agente transformador do Bom Gourmet Negócios fica ainda maior em 2021. Com o lançamento de uma nova fase do produto, com foco em um serviço exclusivo para associados – com conteúdo técnico, pesquisa, análise de dados, estudo de cases e uma arena de experiências. A ideia é dar subsídios aos empresários na tomada de decisão do negócio, com ganho de competitividade. Há ainda o plano de desenvolver um summit com talks ao vivo com especialistas durante 2021.

GazzConecta na Pinó

Em dezembro, o GazzConecta celebra seu primeiro aniversário com o sentimento de que esse ano valeu por muitos. A plataforma não apenas fortaleceu sua marca em meio ao universo brasileiro de inovação e tecnologia, fazendo a cobertura das principais notícias da área, mas buscou se inserir também como um ator do ecossistema que fomenta novas iniciativas. Diante da crise do coronavírus, demos atenção especial a iniciativas de empresas que imediatamente se voltaram a desenvolver tecnologias para mitigar os impactos do vírus na economia e na saúde.
Mesmo diante de tantos desafios para o mercado, mostramos que 2020 foi o melhor ano da história para startups brasileiras. Sob a pressão da crise, os modelos de negócios ágeis se provaram resistentes às maiores dificuldades – o que impulsionou os investimentos na área, batendo recordes históricos mensalmente, criando novos unicórnios brasileiros e comprovando o potencial do Brasil em se consolidar como país inovador. Confira alguns dos focos de atuação do Gazz nesse ano:
  • Comunidade Gazz. Empreendedores e investidores de todo o Brasil, como Camila Farani, João Kepler, Allan Costa e Anderson Godz com o programa Speed & Some Control, passaram a publicar dicas, análises e avaliações de mercado em colunas fixas, oferecendo ao público uma visão íntima desta vocação brasileira para a inovação.
  • No espaço GazzConecta Colab, também abrimos as portas para que qualquer pessoa, parte desta mesma comunidade, pudesse compartilhar suas opiniões sobre o ambiente de empreendedorismo e os desafios transpostos em 2020. Neste último ano foram mais de 70 artigos publicados e enviados organicamente pelo público, somente nesta modalidade. 
  • Também como media partner do Smart City Curitiba, o Gazz participou da cobertura e da adaptação dos eventos de empreendedorismo para a transmissão online. Eventos como Viasoft Connect e Welcome Tomorrow são mais alguns exemplos de encontros virtuais que foram e estão sendo acompanhados de perto por nós.
  • Outra área onde apostamos foi na aproximação com os institutos de pesquisa e hubs de empreendorismo, que mapeiam o mercado de tecnologia e oferecem insights únicos com tendências de investimentos, novos produtos e também sobre o futuro do emprego.
  • Um destes exemplos foi a Easy2Recruit, empresa que lançou em outubro, em parceria com o GazzConecta, a pesquisa “Mercado de trabalho: o dilema sobre recrutamento, qualificação e desemprego em 2020”.
  • Ao longo de quatro meses, o projeto Ação Inovadora se dedicou a desenvolver conteúdos para inspirar a inovação em micro, pequenas e médias empresas no Paraná. Para isso, mergulhamos no cenário desafiador de cinco grandes setores: indústria, saúde, comércio, educação e fintechs, mostrando, de um lado, os principais gargalos que a pandemia criou nessas áreas e, de outro, quais soluções as empresas criaram para superá-los. Também conectamos esses pequenos empresários a um time de especialistas em inovação, ajudando a resolver dúvidas e a estimular a digitalização. Exago, iCities e Fomento Paraná foram os nossos parceiros nesse projeto.
 Mesmo enfrentando os desdobramentos da crise em diversos setores, 2020 foi o melhor ano da história para startups brasileiras. O GazzConecta acompanhou de perto as tendências do ecossistema de inovação.
Mesmo enfrentando os desdobramentos da crise em diversos setores, 2020 foi o melhor ano da história para startups brasileiras. O GazzConecta acompanhou de perto as tendências do ecossistema de inovação.
  • Discutir como será o transporte público do futuro. É essa a premissa do programa Papo Mobilidade, uma série feta pelo GazzConecta em parceria com a Metrocard, a associação que representa as empresas operadoras do transporte coletivo na Região Metropolitana de Curitiba. O conteúdo, produzido em vídeo e podcast, está sendo veiculado desde novembro, em cinco episódios temáticos. No canal no Youtube do GazzConecta é possível acompanhar estas publicações.
  • Este também foi o ano da construção civil. Junto com o Sebrae/PR, o Gazz promoveu entre julho e novembro o canal Sebrae Construções Inteligentes, uma série de matérias especiais sobre construtechs e proptechs de todo o Brasil. Além do Sillicon Valley Web Conference, que adiantou tendências como o uso de drones, impressão 3D e sensores inteligentes nas obras no Vale do Silício, o GazzConecta também cobriu o Conecta ImobiON, uma das maiores feiras da América Latina voltada para a modernização do mercado imobiliário. O canal Construções Inteligentes também promoveu lives mensais no Instagram, trazendo especialistas de todo o Brasil para compartilhar suas experiências.
  • Um projeto da Pinó que englobou o Hack pela Gastronomia e o Ação Inovadora foi aprovado para receber US$ 40 mil, aporte máximo do Facebook Journalism Project (FJP) que, em parceria com o Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ, em inglês), lançou um fundo de US$ 2 milhões que ajudou as organizações de notícias na América Latina durante a crise de Covid-19 neste ano.
  • Para 2021, o GazzConecta pretende ampliar seus esforços de cobertura e estar ainda mais próximo de atores dos ecossistemas de inovação. Novos projetos e parcerias estão no horizonte. Um deles é o Gazz Open Innovation, uma série de hackatons que promete criar soluções para diferentes áreas da economia, conectando-as a empresas interessadas em inovação aberta. A primeira edição, em março, será sobre construção civil e mercado imobiliário.
  • Também pretendemos nos fortalecer enquanto agente de inovação no Paraná. Para isso, iremos mapear os sete ecossistemas de inovação do estado, criando uma base de dados e uma série de conteúdos que servirão de vitrine para o que está sendo produzido na região.