Evento religioso

Procissão de Corpus Christi com show Reginaldo Manzotti deve reunir 90 mil pessoas

Equipe Pinó
15/06/2022 17:00
Thumbnail

Celebração do Corpus Christi em Curitiba terá procissão de 2 quilômetros e expectativa de 90 mil fiéis. Foto: Divulgação / Arquidiocese de Curitiba.

A solenidade de Corpus Christi, e seus tradicionais tapetes, voltará a ser celebrada nas ruas de Curitiba neste ano. Em 2020 e 2021, as restrições devido à pandemia impossibilitaram que a celebração fosse feita como de costume.
Celebração organizada pela arquidiocese de Curitiba e envolvendo muitas paróquias da cidade estava pausada desde 2019.
Celebração organizada pela arquidiocese de Curitiba e envolvendo muitas paróquias da cidade estava pausada desde 2019.
Na quinta-feira, 16 de junho, às 15 horas, Dom José Antonio Peruzzo, arcebispo metropolitano, celebrará a Missa na praça Tiradentes. Em seguida, a procissão com o Santíssimo Sacramento segue pelos tapetes na avenida Cândido de Abreu, até a praça Nossa Senhora da Salette.
Toda a dinâmica do dia expressa as dimensões da partilha e unidade. O trabalho em equipe para produção dos tapetes é um dos grandes momentos de união entre as paróquias da cidade.

Produção dos Tapetes

O Santíssimo Sacramento fará uma procissão de aproximadamente 2 quilômetros sobre o tapete produzido pelos fiéis. Conforme a Arquidiocese de Curitiba, a manifestação artística serve como um adorno devocional para que a Eucaristia vá ao encontro de todos nas ruas da cidade. Este é um dos momentos excepcionais em que o Corpo de Cristo sai das igrejas.
A produção
A produção
Geralmente os desenhos e frases estampados nas ruas são feitos com materiais como serragem, papéis coloridos, pedras tingidas e outros materiais. A confecção do tapete começa às 8 horas e a previsão é que a conclusão se dê ao meio-dia.

Cenas vivas

Em 2022, a novidade serão as cenas vivas sobre a Eucaristia, ao longo do trajeto. As encenações serão interpretadas por atores profissionais e amadores de grupos teatrais das paróquias.
Seis passagens bíblicas serão representadas: Encontro de Jesus com a Samaritana; Bodas de Caná; Lava-pés; Multiplicação dos pães; Discípulos de Emaús e Santa Ceia. Como o tempo de representação de cada passagem é curto – entre 3 e 5 minutos – serão repetidas quantas vezes forem necessárias, para que todos os fiéis possam acompanhar.

Confissões e show

Diversos padres atenderão confissões, das 8h às 14h30, na Praça 19 de Dezembro. No mesmo lugar, voluntários se encontrarão para fazer um trabalho de atendimento e escuta aos moradores em situação de rua das redondezas, oferecendo um kit lanche.
Ao final do evento, após a bênção do Santíssimo Sacramento, na Praça Nossa Senhora da Salette, o padre Reginaldo Manzotti fará um show de encerramento.
Para atender o púbico, terá uma praça de alimentação com food trucks no estacionamento do Tribunal do Júri.

Visita aos hospitais

Durante a manhã do dia 16 os padres Cleberson Evangelista e Paulo Siebeneichler irão com o Santíssimo abençoando alguns hospitais da cidade. Dentre eles, estão: Hospital Nossa Senhora das Graças, Hospital Pequeno Príncipe, Hospital Santa Casa, Hospital Cajuru, Hospital Marcelino Champagnat, Hospital Santa Cruz, Hospital Geral de Curitiba e Hospital Cruz Vermelha.

Programação completa

  • 8h – Início da montagem do tapete ao longo da Av. Cândido de Abreu;
  • 8h às 14h30 - Atendimento de confissões na Praça 19 de Dezembro;
  • 9h às 12h – Visita do Santíssimo Sacramento em hospitais e instituições sociais;
  • 9h às 12h - Atendimento e escuta dos moradores em situação de rua;
  • 14h30 – Concentração na praça Tiradentes e animação com padre Reginaldo Manzotti;
  • 15h - Início da Santa Missa na Praça Tiradentes;
  • 16h15 – Procissão com o Santíssimo Sacramento até a Praça Nossa Senhora da Salette;
  • 17h40 – Chegada na Praça Nossa Senhora da Salette, com bênção do Santíssimo;
  • 18h – Show de encerramento, com Pe. Reginaldo Manzotti, na Praça Nossa Senhora da Salette