Semana do Barão começa no domingo (6) com roda de mate no Largo da Ordem

Equipe Pinó
04/08/2023 18:05
Thumbnail
Desde março, durante a manhã do primeiro domingo do mês, a feira do Largo da Ordem tem um movimento diferente nas proximidades do Palácio Belvedere. Munidos de cuia, bomba, um pacote de erva-mate e garrafa térmica com água quente, um grupo se reúne para "matear" em público com a finalidade de gerar encontros e disseminar a cultura e história da erva-mate.
"O encontro no centro histórico em dia da feira é simbólico para a propagação. Continuamos em busca de criar uma cena do mate em Curitiba. Apesar das grandes fábricas instaladas aqui no passado, não temos histórico de encontros para matear", conta André Zampier, produtor cultural e organizador do evento do Matte Cultural, que puxa a roda. "O Belvedere era o antigo mirante, e queremos colocar o mate na mira, com visão privilegiada", finaliza.
No próximo domingo, dia 6 de agosto, o evento marca a abertura da 3ª Semana do Barão do Serro Azul, instituída pela Prefeitura de Curitiba em 2021. A programação conta com circuitos de informação sobre Ildefonso Pereira Correia, dono do título.
Crucial para o desenvolvimento do estado do Paraná, a erva-mate rendeu ao estado e a Curitiba uma projeção econômica sem igual no século 19.
O evento informal é uma oportunidade para reunir amigos, conversar sobre a cultura ervateira do Paraná, ensinar sobre a tradição do chimarrão para leigos e incentivar a criação de um novo hábito.
Para participar, basta ir ao local durante o horário de funcionamento da feira, das 10h às 13h, na Praça João Cândido, no bairro São Francisco, com seu equipamento.