Saúde e Beleza

5 cuidados com a pele para ter um verão saudável

Equipe Pinó
05/01/2024 14:28
Thumbnail
O verão é sinônimo de momentos ao ar livre, viajar e curtir dias inteiros em praias e piscinas. Mas, as altas temperaturas e a alta exposição solar podem provocar alguns problemas desagradáveis e até desencadear doenças. Por isso é muito importante adotar alguns cuidados extras!
Por isso, confira 5 cuidados para poder curtir a estação mais quente sem medo:

Escolha o protetor solar ideal para você

“O primeiro passo para escolher o protetor ideal para você é conhecer o seu tipo de pele. Se você é uma pessoa que tem pele sensível, tem que escolher um protetor que ofereça a tecnologia ideal. Além disso, devemos usar um protetor solar adequado para cada região do corpo, pois cada parte do nosso corpo tem diferença de oleosidade e precisa de uma tecnologia específica. Outro detalhe importante é o fator de proteção que deve ser de no mínimo 30. Gosto sempre de frisar isso, e, preferencialmente que ele tenha uma proteção UVA e UVB, pois muitos tem uma proteção muito grande UVA e não tem de UVB e vice-versa, por isso é sempre bom encontrar uma opção com as duas proteções”, explica a dermatologista Vivian Simões Pires.

Não se esqueça de adaptar a sua skincare

No verão a pele tende a ficar mais oleosa e algumas doenças, como a acne, costumam piorar devido ao tempo seco, o que exige uma adaptação da rotina de skincare. Segundo a dermatologista Vivian Simões Pires, fundadora da Clínica Dominique, o ideal é fazer a limpeza com o sabonete adequado para o seu tipo de pele duas vezes ao dia, pois ajuda a controlar a oleosidade excessiva e oclusão dos poros. A especialista também indica o uso da Vitamina C tópica, que é um excelente antioxidante, sendo um grande aliado contra os danos solares.

É possível ter um bronzeado perfeito e saudável 

Para aproveitar o sol e conseguir o bronzeado dos sonhos, alguns cuidados devem ser tomados. Para Vivian, o ideal é ter uma leve exposição solar que não contemple os horários de maior radiação, entre às 10h e 16h. Também não se pode descuidar do protetor solar, caso haja exposição a água, como mar ou piscina, ele deve ser repassado de 2 em 2 horas, caso não haja, de 3 em 3 horas. 

Mantenha a hidratação

O baixo consumo de água resulta em uma pele desidratada, seca e sem viço, que por consequência, acelera o envelhecimento e o desenvolvimento de rugas prematuramente. Sendo assim, o ideal é consumir muita água e alimentos ricos em líquidos.

Seu look também pode ser um grande aliado

“Outra alternativa para proteger a pele, além do protetor solar, é usar roupas e acessórios adequados. Eu sempre indico para quem vai se expor ao sol, utilizar roupas com proteção UV, óculos de sol, bonés e chapeus e, se possível, até guarda-sol. Nossa pele é muito sensível e requer cuidados, especialmente a região do rosto, pois a pele é muito fina e acaba sendo danificada muito rápido e muitas vezes são danos irreversíveis”, indica a especialista.