Saúde e bem-estar

Inverno é a época ideal para realizar cirurgias e procedimentos estéticos

Mariana Pivatto, especial para a Pinó
19/06/2023 14:02
Thumbnail

De acordo a SBCP, a demanda por cirurgias plásticas aumenta aproximadamente 50% durante o outono e o inverno. | Bigstock

Enquanto o frio convida alguns a se aconchegarem, muitas pessoas enxergam essa temporada como uma oportunidade para investir na beleza e alcançar a aparência desejada quando a estação mais quente do ano chegar. Por isso, não é surpresa que os procedimentos estéticos sejam mais populares durante o inverno.
De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a demanda por cirurgias plásticas aumenta aproximadamente 50% durante os meses de outono e inverno. Essa tendência pode ser atribuída, em parte, ao fato de que esse período coincide com as pausas escolares no Brasil e a temporada de férias no exterior.
Outro motivo é que o conforto das temperaturas mais baixas é particularmente importante nos pós-operatórios exigentes que acompanham a maioria das intervenções, incluindo o uso de cintas modeladoras necessárias em intervenções como abdominoplastia e no lifting. Entretanto, existem outros motivos.

Aproveite a época

Durante as estações mais frias, há uma demanda significativa por certos tipos de cirurgias plásticas, como implantes de mama, mastopexia, vibrolipaspiração e abdominoplastia.
Durante as estações mais frias, há uma demanda significativa por certos tipos de cirurgias plásticas, como implantes de mama, mastopexia, vibrolipaspiração e abdominoplastia.
Descubra cinco vantagens de realizar uma cirurgia plástica durante o inverno:
  • Recuperação mais rápida e menos desconforto: as baixas temperaturas contribuem para uma recuperação mais ágil, reduzindo o inchaço e a dor pós-operatória;
  • Proteção das cicatrizes: a exposição solar é menor no inverno, minimizando o risco de manchas ou escurecimentos nas cicatrizes em processo de cicatrização;
  • Uso discreto de cintas e sutiãs pós-operatórios: o clima mais frio permite vestir essas peças de forma mais confortável e discreta;
  • Aproveitamento do período de férias escolares: durante as férias, há mais tranquilidade para cumprir o período de repouso necessário para a recuperação, sem afetar as atividades;
  • Preparação para o verão: realizar cirurgias ou procedimentos estéticos no inverno permite que o corpo esteja pronto para aproveitar o sol do verão, sem riscos, exibindo os resultados satisfatórios da cirurgia ao aproveitar a praia e a piscina.

Clima propício

O cirurgião-plástico e especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da American Society of Plastic Surgeons Eduardo Ottoboni explica que o inverno é realmente uma boa época para realizar intervenções no corpo, pois o clima mais frio favorece a recuperação ao reduzir a possibilidade de inchaço pós-operatório. “Além disso, durante essa temporada, é mais fácil evitar a exposição solar excessiva, que pode comprometer os resultados e a cicatrização”.
Durante as estações mais frias, há uma demanda significativa por certos tipos de cirurgias plásticas, como implantes de mama, mastopexia, vibrolipaspiração e abdominoplastia. “Esses procedimentos são especialmente procurados por pessoas que desejam remodelar o corpo e se livrar de depósitos de gordura localizados, comenta Ottoboni.
Isso quer dizer que quem fizer uma cirurgia agora estará pronto para aproveitar o verão? Provavelmente sim, pois a recuperação pós-operatório inicial, dependendo do procedimento, pode variar de 15 a 60 dias. “No entanto, é fundamental enfatizar que o mais importante é seguir corretamente o tempo e as orientações médicas após a cirurgia, independentemente da estação do ano”, afirma o médico.
O especialista destaca ainda que cada procedimento possui suas próprias características distintas, portanto, é imprescindível analisar cuidadosamente a indicação e os riscos associados a cada caso específico. “É fundamental buscar um profissional capacitado e experiente, capaz de oferecer orientações sobre o momento ideal para realizar o procedimento, garantindo assim um resultado seguro e satisfatório.
“Durante essa temporada, é mais fácil evitar a exposição solar excessiva, que pode comprometer os resultados e a cicatrização.”
Eduardo Ottoboni, cirurgião-plástico e especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da American Society of Plastic Surgeons.

De corpo e cara nova

Da mesma forma, o inverno é uma boa época para realizar alguns procedimentos estéticos como depilação a laser, peeling químico, laser de CO2 fracionado e microagulhamento, que requerem que o paciente evite a exposição ao sol. “Isso porque um dos grandes vilões da cicatrização são os raios UV”, segundo a doutora em Medicina Interna e conselheira titular do Conselho Regional de Biomedicina do Paraná Valéria Avanzi.
“A temperatura mais fria faz com que os danos sejam menores e as possibilidades de complicações reduzidas, como, por exemplo, hiperpigmentação pós-inflamatória”, garante a biomédica.
Ela acrescenta que essa medida evita que apareçam manchas na pele e inúmeros outras situações, como dor local, inchaço e queimaduras (para os aventureiros que ainda arriscam se arriscam com a exposição excessiva ao sol).

Água, filtro solar e hidratante sempre

O inverno é uma boa época para realizar alguns procedimentos estéticos que requerem que o paciente evite a exposição ao sol.
O inverno é uma boa época para realizar alguns procedimentos estéticos que requerem que o paciente evite a exposição ao sol.
Embora o tempo favoreça, é crucial ressaltar que durante o inverno os raios solares ainda podem causar danos à pele, especialmente após intervenções estéticas. Mesmo que os riscos sejam menores nessa temporada, todas as recomendações profissionais permanecem essenciais e devem ser rigorosamente seguidas para evitar qualquer problema indesejável que comprometa os resultados do procedimento.
“A utilização de protetor solar e hidratante não pode ser suspensa nos dias frios, pois a temperatura baixa pode causar desidratação e ressecamento. Nesta época ainda é comum tomarmos banhos mais quentes, que provocam uma remoção da oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo o manto lipídico que retém a umidade da pele”, esclarece a doutora.
Durante o inverno, também é muito comum que as pessoas diminuam a ingestão de líquidos, o que é um grande erro. “Manter a ingestão de água é extremamente importante para conservar a hidratação da pele e de todo o organismo que, naturalmente, fica mais debilitado pelos procedimentos estéticos e o clima frio”, afirma Avanzi.

Reflexão

Manter uma rotina de exercícios no inverno pode ajudar a chegar no verão mais<br>em forma.
Manter uma rotina de exercícios no inverno pode ajudar a chegar no verão mais<br>em forma.
O corpo do verão se constrói no inverno? Alcançar uma transformação saudável em nossa composição corporal exige tempo. Nenhum procedimento estético ou cirúrgico consegue transformar alguém do dia para a noite. É fundamental realizar um planejamento e entender que a mudança de rotina não ocorre instantaneamente. Pensando nisso, Pinó selecionou com a biomédica Valéria Avanzi algumas dicas para ter hábitos mais saudáveis que podem começar no inverno e ser mantidos em todas as estações do ano:
  • É importante um planejamento feito em conjunto, preferencialmente com o apoio de profissionais, considerando suas limitações e possibilidades reais de evolução;
  • Durante o inverno, o corpo necessita de mais energia para manter a temperatura corporal. Logo, ele favorece o emagrecimento, desde que aliado às boas práticas de alimentação e exercício físico regular;
  • Durante o período frio, é comum sentir menos sede e, consequentemente, podemos nos esquecer de tomar água. No entanto, é importante ressaltar que a água desempenha um papel fundamental na saúde, inclusive no processo de emagrecimento;
  • Manter uma rotina de exercícios no inverno traz benefícios significativos. Além de ajudar na perda de peso, melhoram a saúde física e mental, além de manter o corpo aquecido. No frio, os exercícios são ainda mais eficazes, já que o organismo gasta mais energia para se manter aquecido, resultando em uma maior queima de calorias e redução de medidas;
  • É possível aproveitar, moderadamente, as delícias do inverno sem prejudicar a saúde nem a boa forma. Faça versões lights dos seus pratos favoritos e controle as quantidades. Um nutricionista pode ajudar muito nesse processo.