Asma sob controle

Tratamento adequado da asma permite a asmáticos ter rotina normal

Mariana Pivatto, especial para a Pinó
19/06/2023 14:05
Thumbnail

Embora a asma seja uma condição crônica, muitos asmáticos conseguem levar uma vida plena e ativa. | Bigstock

Respirar é uma função fundamental e automática para os seres humanos, que ocorre naturalmente a todo momento, sem que precisemos nos esforçar para isso. No entanto, esse ato tão simples pode se tornar complicado para cerca de 20 milhões de brasileiros. Isso porque essa é a estimativa de pessoas com asma no país, de acordo com dados do Ministério da Saúde do Brasil.
Embora a asma seja uma condição crônica, ou seja, problema de saúde duradouro que progride lentamente e pode persistir ao longo da vida, muitos asmáticos conseguem levar uma vida plena e ativa, realizando suas atividades cotidianas e alcançando seus objetivos.
Segundo Rafael Klas, pneumologista do Hospital Santa Cruz/Rede D’Or de Curitiba, a asma pode surgir em homens e mulheres de qualquer idade em qualquer idade, mas é mais comum que os sintomas apareçam na infância. “A asma possui também um componente hereditário, o que significa que filhos e pais asmáticos têm uma maior chance de desenvolver a doença, apesar de não ser obrigatório.”
“Quando uma pessoa asmática entra em contato com um estímulo desencadeador, como poeira, mofo ou pelos de animais, ocorre uma inflamação nos brônquios, estreitando as vias respiratórias e dificultando a passagem do ar. Isso leva aos sintomas mais comuns, como tosse, chiado no peito e falta de ar”, explica Klas. Entretanto, viver bem com a asma é possível ao adotar uma abordagem abrangente para o cuidado e a gestão da doença.

Atenção aos pequenos

O tratamento da asma em bebês e crianças requer cuidados especiais devido à sua idade e tamanho. “Quando a asma é grave, pode atrapalhar o sono das crianças, fazendo com que elas acordem durante a noite pela dificuldade para respirar. Isso também pode fazer com que elas faltem na escola. Essas restrições afetam não apenas a vida deles, mas também suas famílias, diminuindo a qualidade de vida de todos”, conta Laura Maria Lacerda Araujo, pneumologista pediátrica e alergista é professora de Pediatria na Universidade Positivo.
Ela revela que a asma é uma doença com diferentes causas e sintomas, podendo se manifestar de forma diferente em cada pessoa. “Algumas crianças têm mais queixas nas crises, outras durante atividade física, sono ou situações de ansiedade e stress. Nos bebês, o chiado pode ser um sintoma isolado, ao passo que nas crianças em idade escolar, o aperto no peito passa a chamar mais atenção.”
Os cuidados com as crianças são basicamente os mesmos que os dos adultos (veja no box), mas ela destaca: “é imprescindível o acompanhamento médico destas crianças, para fazerem um tratamento individualizado e consigam adquirir um controle satisfatório da sua doença. Dessa forma, podendo ter uma vida absolutamente normal”, acrescenta a pediatra.

Melhorias

Ao contrário do que alguns pensam, os exercícios físicos podem ser benéficos para pessoas com asma. Na verdade, exercícios regulares e adequados podem ajudar a melhorar a saúde respiratória, fortalecer os músculos respiratórios e aumentar a capacidade pulmonar e, de quebra, melhorar o sono.
É o que mostra uma pesquisa desenvolvida na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) com pacientes que praticam regularmente exercícios físicos de baixo impacto, como caminhada e natação.
Os pesquisadores descobriram que os asmáticos tendem a evitar exercícios físicos devido ao medo de desencadear falta de ar e fechamento das vias aéreas. No entanto, o estudo publicado na European Respiratory Journal mostrou que quando as pessoas com asma que se exercitam, têm menos inflamação das vias aéreas e respostas exageradas a estímulos, ajudando a controlar melhor a asma.
Eles experimentaram também uma redução nos sintomas de ansiedade e conseguiram adormecer mais rapidamente, o que resultou em uma melhoria na qualidade do sono.

Cuidados essenciais

O médico Rafael Klas listou as principais medidas e hábitos que podem melhorar significativamente a qualidade de vida das pessoas com asma.
  • Procure se informar sobre sintomas, causas e tratamentos relacionados à asma;
  • Identifique quais fatores desencadeiam suas crises para poder evitá-los, como pelos de animais, poeira doméstica e exercícios físicos;
  • Mantenha os ambientes livres e arejados, mesmo no frio, para evitar acúmulo de mofos e ácaros, além de vírus e bactérias circulantes;
  • Esteja atento à variação de temperatura, pois manhãs frias e tardes mais quentes podem desencadear crises;
  • O ar seco pode ser agressivo para o sistema respiratório. Utilize umidificadores ou tome medidas para aumentar a umidade do ambiente;
  • Antes de usar roupas que estavam guardadas por muito tempo, coloque-as no sol para eliminar possíveis odores e acúmulos de poeira;
  • Realize consultas periódicas com um pneumologista para garantir que sua asma esteja controlada com a medicação adequada e utilizada corretamente;
  • Mantenha as vacinas em dia, pois elas reduzem o risco de infecções respiratórias que podem desencadear crises;
  • Beba bastante água e mantenha uma boa hidratação, principalmente nos dias mais frios e secos, para prevenir crises.