Coral Online

Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba retorna com edição online e convidados internacionais

Equipe Pinó
11/07/2021 10:00
Thumbnail

A edição de 2020 teve a participação de 17 coros brasileiros e 1 estrangeiro e este promete mais convidados especiais.

Um dos maiores eventos musicais da capital está de volta. A Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba começa neste domingo e se estende até 18 de julho, com exibições de vídeos e homenagens. Rodas de conversa, convidados estrangeiros e muita cantoria estão previstos. Este será o segundo ano que o evento acontece em formato virtual.
No ano passado, cantores de todo o Brasil marcaram presença e esta sexta edição também promete convidados especiais. Como muitos outros eventos culturais coletivos, o coral também precisou se adaptar aos novos tempos para continuar presente no coração dos amantes de arte e música.
“O canto coral é uma atividade humana que tem relação com o coletivo, é paradoxal num momento em que faz tanto tempo que estamos isolados. Mas por isso se faz tão necessário manter a prática conjunta, manter vivo esse espírito de união”, comentou Janete Andrade, coordenadora de música da Fundação Cultural de Curitiba.
Edição Virtual da Semana de Canto Coral acontecerá entre os dias 11 e 18 de julho em formato virtual.
Edição Virtual da Semana de Canto Coral acontecerá entre os dias 11 e 18 de julho em formato virtual.

Música sem fronteiras

Então, pensando no espírito de união da música, a live de abertura do evento terá o destaque de Ola Gjeilo, compositor e pianista norueguês que vive nos Estados Unidos e possui relevância no cenário da música coral atual. Ele também terá suas obras executadas no concerto de encerramento do evento.
Por outro lado, o vídeo concerto que fecha a Semana terá participação da Camerata Antiqua de Curitiba, representantes dos coros convidados e solos da soprano Karolyne Liesenberg. E a peça executada será de Gjeilo, chamada The Bridge, que faz parte de sua obra Dreamweaver.
Além disso, músicos coralistas e instrumentistas que participam do evento farão uma homenagem póstuma aos regentes de coros brasileiros que faleceram em 2020 e 2021, vítimas da Covid 19 e de outras causas.
A programação também incluiu coros adultos e infantojuvenis, bem como rodas de conversas com convidados que são referências no Brasil e no exterior. Os temas discutirão composição, arranjo, educação musical e edição.
Serviço:
VI Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba
De 11 a 18 de julho
Confira a grade geral da programação e horários
Evento online e gratuito