Café com gatos tem “sala recreativa” para brincar com felinos em Curitiba

Flávia Schiochet, especial para a Pinó
21/03/2022 20:13
Thumbnail

Sala recreativa para clientes do Space Cat Coffee brincarem com os gatos residentes | Divulgação

Quando encontraram a casa da Rua Júlia Wanderley para alugar, Murilo e Thalia perceberam que conseguiriam juntar em um mesmo endereço dois planos que aparentemente não se cruzavam. O casal queria abrir uma cafeteria com o tema de espaço sideral, mas também se mudar para uma casa com quintal para que seus sete gatos pudessem ter mais conforto, lugares para explorar e acesso à área externa.
O Space Cat Coffee abriu no dia 15 de fevereiro, e os felinos residentes já estavam ambientados às partes da casa às quais eles têm acesso – nenhuma delas é a cozinha ou o salão do estabelecimento. Ao chegar à cafeteria, o cliente pode ver os gatos aproveitando o jardim da frente, protegidos por uma rede de segurança para não terem acesso à rua, ou em uma espécie de "sala recreativa", onde os clientes podem brincar e fazer carinho nos gatos depois de finalizarem seus cafés e bolos.
"Nós priorizamos o conforto e a diversão dos gatos: eles têm acesso a móveis, nichos e lugares aos quais as pessoas não têm, então se eles quiserem, podem descansar tranquilos", conta Murilo Graf, sócio da cafeteria junto da namorada Thalia de Oliveira, que trouxe seus dois bichanos de Manaus, onde morava antes de se mudar para Curitiba. "Aí ficamos com dois Martins e duas Nebulosas, porque dois gatos que tínhamos adotado eram tão parecidos na pelagem que os outros nomes não pegaram", diverte-se Murilo.
Por enquanto, parte do imóvel da Space Cat Coffee é a casa de Martinzão e Martinzinho, Nebusinha e Nebusão (diminutivo e aumentativo de "Nebulosa"), Cosmo, Galáxia, Harley, Calisto, Mooncake e Urano. Os quatro últimos estão para adoção. "Sempre que resgatamos os gatos fazemos os testes de FIV e FELV, damos vacina, a melhor ração. Até eles acharem uma casa definitiva eles moram aqui no café", diz Murilo.
A sala dos gatos é um espaço com prateleiras e almofadas, própria para os felinos se divertirem.  No futuro, cadeiras e poltronas serão adicionadas ao ambiente. Os clientes devem ficar no mínimo 20 minutos na sala, para que os bichanos se acostumem com a permanência e se aproximem. Tem ratinhos de borracha, varinhas de penas e outros brinquedos, e a lotação máxima da sala é de sete pessoas. É preciso colocar o nome na lista e acessar a sala sem alimentos ou bebidas, de máscaras, sem sapatos e depois de ter passado álcool gel nas mãos.
A adaptação do imóvel e as regras colocadas pelos sócios é similar a de outros cafés com gatos do Brasil e seguem as melhores práticas segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Há outras três cafeterias com gatos no país: Rio de Janeiro, Sorocaba e Campinas. Em Curitiba, a Space Cat Coffee é a primeira. 
Sala dos gatos tem acesso limitado a sete pessoas por vez e fica separado do salão da cafeteria por um vidro
Sala dos gatos tem acesso limitado a sete pessoas por vez e fica separado do salão da cafeteria por um vidro
Separadamente do salão principal e da sala recreativa, há uma sala pet friendly, que já recebeu cachorros, gatos e até calopsita. "Os animais não podem ficar junto dos gatos da casa nem interagirem, tanto por questões de saúde dos animais quanto de comportamento. Mas todos são bem-vindos", diz Murilo.
Cardápio espacial 
O conceito da casa, inicialmente, era ser uma cafeteria com o tema de espaço: planetas, galáxias, cometas, estrelas. Assim, tanto a apresentação das bebidas quanto a decoração da cafeteria seguem as cores, brilhos e demais elementos que lembram o cosmos.
O tema de espaço sideral aparece nas bebidas quentes e geladas do Space Cat Coffee, decoradas com corante e glitter
O tema de espaço sideral aparece nas bebidas quentes e geladas do Space Cat Coffee, decoradas com corante e glitter
No cardápio, cafés quentes e gelados, preparados com diferentes métodos de extração, bebidas adoçadas e drinks à base de café. Alguns preparos levam corantes e purpurina comestível para dar o aspecto de galáxia na bebida. Há também soda italiana, chás e chocolate quente.
À noite, a iluminação dá o clima, e uma nebulosa é projetada no teto e paredes da casa, além de ter uma iluminação própria que imita estrelas. Para comer, tostadas, cookies, brownie, sanduíches, pão de queijo, quiche, tortas e bolos. Em breve, o cardápio passará por uma ampliação.
Serviço 
Rua Júlia Wanderley, 181, Mercês – (41) 9 9729-8454. Abre de terça a quinta das 14h às 20h e de sexta a domingo das 14h às 21h. Capacidade: 40 lugares. Tem espaço pet friendly. Informações no Instagram.