• Carregando...
Osmar Dias (à esq.), Cida Borghetti (ao centro) e Ratinho Jr: pré-candidatos ao Palácio Iguaçu | /
Osmar Dias (à esq.), Cida Borghetti (ao centro) e Ratinho Jr: pré-candidatos ao Palácio Iguaçu| Foto: /

O noticiário foi intenso na política paranaense durante o feriadão de Corpus Christi – teve pesquisa eleitoral, depoimento polêmico e pedido de exoneração. Relembre dez notícias que ocorreram nos últimos dias e podem ter passado batido na sua timeline:

1 - Pesquisa eleitoral

No dia 1º de junho foi divulgada uma pesquisa para a disputa pelo governo do Paraná. Posteriormente, porém, a Justiça suspendeu a divulgação da pesquisa. A decisão liminar foi da juíza auxiliar Graciane Lemos, do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE). A pesquisa havia sido feita pelo Ibope e encomendada pela rádio CBN Cascavel. Estava registrada sob o número PR-07962/2018.

2 - Pedido de demissão

Ezequias Moreira, mencionado em delação premiada na Operação Quadro Negro e elevado pelo ex-governador Beto Richa ao primeiro escalão do governo do Paraná, pediu na quinta-feira (31) exoneração do cargo de secretário especial de Cerimonial e Relações Exteriores. A requisição foi entregue em mãos no Palácio Iguaçu – e já tinha sido antecipada pelo jornalista Rogerio Galindo, no blog Caixa Zero.

3 - Interrogatório

O engenheiro civil Maurício Fanini, réu e pivô da Operação Quadro Negro, implicou o ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB) no esquema de desvio de dinheiro para construção e reforma de escolas. Durante audiência realizada em Brasília, na quarta-feira (30) à noite, Fanini disse que tratava do tema com o tucano e que prestava contas periodicamente a ele sobre o valor arrecadado através de contratos da Secretaria da Educação. Richa nega. Leia aqui mais detalhes sobre o depoimento e o que alega o ex-governador.

4 - Paraná mais afetado com a greve

O subsídio ao óleo diesel anunciado pelo governo federal para pôr fim à greve dos caminhoneiros vai custar caro aos paranaenses. Para cobrir a subvenção ao combustível, o presidente Michel Temer (PMDB) anunciou uma série de cortes nas mais diversas áreas. Neste pacote, seis obras em rodovias paranaenses foram canceladas, em um total de R$ 104,1 milhões.

5 - Bate-boca

Uma briga entre dois deputados da região de Cascavel no meio do plenário da Câmara Federal, em Brasília, foi parar no noticiário nacional. Giacobo (PR) e Alfredo Kaefer (PP) bateram boca depois que o jornal de um publicou uma denúncia contra o outro.

6 - Afastamento

A governadora do Paraná, Cida Borghetti (PP), determinou o afastamento do tenente-coronel Edmauro de Oliveira Assunção, que comandava o Batalhão da Polícia Militar (PM) de Ponta Grossa, nos Campos Gerais. A medida ocorreu em razão de uma operação deflagrada na manhã de quarta-feira (30), na PR-151, em Castro, na qual policiais da tropa de choque usaram bombas de gás para reprimir caminhoneiros que estavam mobilizados naquele trecho .

7 - Sem reajuste

Em meio ao caos gerado pela greve dos caminhoneiros, os vereadores de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, colocaram em pauta dois projetos que despertaram reação negativa na população: o aumento dos próprios salários e a criação de cargos comissionados na estrutura do legislativo. Pressionados nas redes sociais e pela organização de manifestações contrárias ao projeto, os parlamentares que compõem a Mesa Executiva retiraram a proposta de reajuste de cerca de 17% nos salários.

8 - Investigações

O Ministério Público de Contas do Paraná (MPC-PR) protocolou junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e ao Ministério Público (MP) representações para que sejam apuradas irregularidades referentes à contratação de médicos plantonistas e à compra de medicamentos em oito municípios do estado. Veja aqui os detalhes.

9 - Diários Secretos

Oito meses e 12 dias depois de instaurar uma comissão de processo administrativo para punir os servidores envolvidos no caso dos Diários Secretos, o então presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Nelson Justus (DEM), na véspera de deixar o cargo, no dia 31 de janeiro de 2011, “engavetou” o procedimento. Com aval da Procuradoria Jurídica da Casa, Justus acatou pedido da comissão para suspender qualquer punição até a conclusão das ações judiciais sobre a denúncia de corrupção. Para o Ministério Público do Paraná (MP), a Assembleia pode ter cometido desídia (negligência) – e ser punida por isso.

10 - Show gospel

A prefeitura de Curitiba vai pagar R$ 25 mil por um show do cantor gospel Ton Carfi. A contratação – publicada em diário oficial – foi feita por dispensa de licitação. O gasto foi criticado pelo vereador oposicionista Goura (PDT).

* A pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 29 de maio de 2018, ouvindo 1.008 eleitores no Paraná. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos. O levantamento, encomendado pela rádio CBN de Cascavel, está registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número 07962/2018

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]