• Carregando...

O advogado Elias Mattar Assad, que representa a família de Gilmar Rafael Souza Yared, 26 anos, um dos jovens mortos no acidente de carro provocado pelo ex-deputado Fernando Carli Filho, pretende fazer uma perícia paralela nas imagens dos radares da Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi. A família já contratou um perito particular, que analisou e apontou indícios de adulteração nas imagens captadas pelas câmeras de segurança de um posto de gasolina que registraram a colisão.

Um relatório enviado pela Urbanização de Curitiba (Urbs) à Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran) informou que os radares não captaram imagens do carro conduzido pelo ex-deputado na noite do acidente . O documento mostra os veículos que passaram pelo local em qualquer velocidade entre às 23 horas do dia 6 e às 2 horas do dia 7.

Assad disse que entraria em contato com a empresa Consilux, responsável pela operação dos radares em Curitiba, ainda nesta segunda-feira (15) solicitando as imagens captadas pelos equipamentos. O objetivo é comparar estas informações com as das câmeras do posto de combustível.

Perícia entregue

A perícia nas imagens do acidente foi entregue nesta segunda-feira a Dedetran e ao Ministério Público do Paraná (MP-PR) e deve ser incluída no processo. Segundo o advogado da família, alguns segundos da gravação original teriam sido removidos. "Enquanto a câmera 6 apresenta 4 frames por segundo, a câmera 8 usa 1 frame repetido 4 vezes. Eles repetem 4 vezes o mesmo frame. Tinha que ter mais um quadro aí que foi suprimido", disse Assad.

O perito contratado fez uma reconstituição do acidente com base nos depoimentos de testemunhas e nas imagens no momento na batida. Na simulação, o Honda Fit onde estavam Gilmar Rafael e Carlos Murilo de Almeida, 20, para antes de pegar a preferencial e somente depois entra na Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi em baixa velocidade. O Passat do ex-deputado vem atrás, em alta velocidade e atinge o carro dos rapazes. Na hora da batida, os pneus do Passat saem do chão como numa espécie de decolagem e destroem a parte de cima do Honda Fit. Pelos cálculos do perito, o ex-deputado estava a 191,52 km/h.

"A conclusão é que a velocidade era superior a 190 km/h. É inadmissível para aquele local. E se o deputado não lembra, a ciência tem como auxiliá-lo a lembrar o que aconteceu naquela noite", completou Assad. O vídeo que mostra a reconstituição do acidente feita pelo períto pode ser visto no site do advogado da família .

Na ocasião da colisão, Carli Filho estava com a carteira de habilitação suspensa. O deputado possuía 30 multas, desde 2003, grande parte por excesso de velocidade.

O delegado responsável pela investigação, Armando Braga de Moraes, informou que estava fora da delegacia e não comentou o caso. No sábado, ele afirmou que vai aguardar a perícia oficial das imagens para comentar o laudo apresentado pela família Yared.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]