• Carregando...
Plenário da Câmara Federal. | Fabio Rodrigues Pozzebom  /  Agência Brasil/ Arquivo
Plenário da Câmara Federal.| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil/ Arquivo

O jogo do Brasil na Copa do Mundo, às 15 horas desta quarta-feira (27), paralisa a Câmara dos Deputados. O Legislativo funciona em horário especial, somente até 13 horas.

Independentemente do jogo da seleção, o movimento já é atípico no Legislativo há algum tempo, em ritmo de pré-campanha eleitoral e agora com Copa e festas juninas pelo país.

Na terça-feira (26), por exemplo, a reunião que deliberaria o nome do relator da “PEC da reforma tributária”, marcada para as 10 horas, só começou 50 minutos depois, quando se atingiu o quórum mínimo para abrir os trabalhos. Luiz Carlos Hauly (PSDB), da bancada do Paraná, foi eleito para a função

Na sessão do plenário, também na manhã de terça (26), 252 parlamentares registravam presença no painel eletrônico, de um total de 513. Na bancada do Paraná, nem metade apareceu na Casa. 

Dos 30 integrantes, 12 bateram ponto: Alfredo Kaefer (PP), Assis do Couto (PDT), Christiane Yared (PR), Hermes Parcianello (MDB), João Arruda (MDB), Leopoldo Meyer (PSB), Luciano Ducci (PSB), Luiz Nishimori (PR), Nelson Meurer (PP), Rubens Bueno (PPS), Sandro Alex (PSD) e Sergio Souza (MDB). No final da tarde de terça (26), os corredores da Casa já estavam praticamente vazios.

Leia mais: O que faz os deputados chegarem às 6 horas da manhã para trabalhar?

De modo geral, a Câmara dos Deputados concentra os trabalhos na terça-feira e na quarta-feira. Nos demais dias da semana, os parlamentares costumam ter compromissos nas bases, nos seus respectivos domicílios eleitorais.

Ano de eleição

Mas, em 2018, mesmo a semana reduzida em Brasília não está garantida. Além da Copa do Mundo, que já interferiu no dia-a-dia, as eleições de outubro também influenciam os trabalhos na Câmara Federal.

Historicamente, a maioria dos deputados federais tenta a reeleição. A bancada do Paraná segue a estimativa. Dos 30 deputados federais, apenas dois não devem disputar o próximo pleito, Nelson Meurer e Dilceu Sperafico, ambos do PP. 

Leia mais: É tudo fake! Vídeos revelam a farsa das sessões fantasmas da Câmara

Outros quatro planejam sair candidatos ao Senado – Alex Canziani (PTB), Christiane Yared (PR), Francischini (PSL) e Takayama (PSC). Os demais integrantes da bancada – 24 – são pré-candidatos à reeleição.

Por conta disso, o segundo semestre na Câmara dos Deputados deve ser “parado”. A campanha eleitoral começa já em agosto e segue até a véspera do primeiro turno, em 7 de outubro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]