• Carregando...
Advogado Roberto Brzezinski Neto com o pai de Carli na sessão do júri de terça-feira (27). | Alexandre Mazzo/Gazeta do Povo
Advogado Roberto Brzezinski Neto com o pai de Carli na sessão do júri de terça-feira (27).| Foto: Alexandre Mazzo/Gazeta do Povo

O advogado Roberto Brzezinski Neto, que defende o ex-deputado Luiz Fernando Ribas Carli Filho, afirmou nesta quarta-feira (28), durante a sua sustentação no Tribunal do Júri, que os jovens mortos no acidente em 7 de maio de 2009 “invadiram a preferencial” – tese que vinha sendo defendida pela defesa há algum tempo. Os advogados alegam que Carli Filho colocou a própria vida em risco.

Siga o julgamento de Carli Filho em tempo real

A defesa exibiu imagem de câmera de segurança que mostra o carro conduzido por Gilmar Rafael Yared e Carlos Murilo de Almeida reduzindo a velocidade e entrando na via preferencial. “A velocidade não importa”. Nesse momento, a defesa foi interrompida por Elias Mattar Assad, assistente de acusação, que falou “nada importa!”. Logo em seguida, Brzezinski afirmou que nada teria acontecido se o carro das vítimas tivesse parado no cruzamento.

Brzezinski Neto ainda afirmou que a acusação contratou uma agência de publicidade para “enganar a sociedade” e que nunca houve racha, destacando depoimentos das testemunhas que afirmaram na terça-feira (26) que não havia outro carro no momento do acidente. Ele também rasgou documentos na frente dos jurados: “isso aqui não serve para nada”.

O advogado criticou ainda a perícia oficial do caso (que apontou excesso de velocidade entre 161 km/h e 173 km/h), realizada pelo Instituto de Criminalística meses depois do acidente. Para a defesa, houve imprecisões.

Carli Filho chorou durante a sustentação de sua defesa. Durante o discurso de acusação, ele não virou a cadeira para ver vídeos do acidente. As mães das vítimas ficaram na primeira fileira de assentos do plenário.

Críticas

O advogado Alessandro Silvério, que também defende Carli Filho, afirmou que a imprensa ajudou a “manipular” o caso”. Ele argumentou que o abuso de álcool e excesso de velocidade “são casos clássicos de imprudência”.

Para Silvério, se trata de um homicídio culposo. A questão é importante por conta da pena. Se os jurados entenderem que o crime foi culposo, o processo pode ser deslocado para uma Vara de Crimes de Trânsito com pena máxima de 4 anos. Em caso de homicídio doloso (intencional), a pena é de 20 anos (com acrescimento de 2/3 por ter havido duas vítimas).

O advogado também afirmou que a velocidade não foi fundamental no acidente e que os jurados não devem se ater a “preconceitos”.

O jurista René Dotti, que atuou durante outras fases do processo e em alguns recursos, não participou do julgamento no Tribunal do Júri.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]