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Rodovia dos Minérios tem fluxo intenso e trechos de pista simples. | Antônio More/Gazeta do Povo
Rodovia dos Minérios tem fluxo intenso e trechos de pista simples.| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

Depois de tentativas frustradas para tirar o projeto do papel em anos anteriores, a revitalização da Rodovia dos Minérios está mais próxima de se tornar realidade. O governo estadual conseguiu um empréstimo de R$ 220 milhões do Banco do Brasil para aplicar em obras rodoviárias. O trecho entre Curitiba e Almirante Tamandaré deve receber a maior parte do valor. São R$ 150 milhões a serem aplicados principalmente na duplicação de 4,6 quilômetros. A licitação ainda não foi lançada. O trecho da rodovia até Rio Branco do Sul também deve receber melhorias. O projeto já estaria pronto. O prazo de execução é de dois anos.

Em 2013, a duplicação de 28,7 quilômetros da Rodovia dos Minérios chegou a ser anunciada pelo governo; a obra era para começar em 2014. A empresa Votorantim, que tem uma fábrica de cimento na região, faria a obra em troca de benefícios fiscais. O pavimento seria em cimento. Mas, a empresa desistiu do projeto e o governo estadual passou a buscar outras formas para viabilizar o plano.

Chamado de Rotas do Desenvolvimento, o atual programa de investimentos rodoviários inclui, além da Rodovia dos Minérios, a pavimentação da PR-691, entre o município de Porto Rico até o distrito de Porto São José, em São Pedro do Paraná, na região Noroeste do estado; e a modernização da PR-466, no entroncamento com a BR-277, em Guarapuava, no Centro-Sul paranaense.

A oposição tentou barrar, mas o projeto foi aprovado na Assembleia Legislativa do Paraná no mês passado. O argumento contrário estava baseado na discordância com relação aos valores a serem aplicados e com a capacidade de endividamento, além do fato de que a conta será paga pelo próximo governador.

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