• Carregando...
Deputado federal Alex Canziani (PTB-PR). Foto: Luis Macedo/Arquivo Câmara dos Deputados
Deputado federal Alex Canziani (PTB-PR). Foto: Luis Macedo/Arquivo Câmara dos Deputados| Foto:

Em seu quinto mandato como deputado federal pelo Paraná, Alex Canziani (PTB) deve ser o nome escolhido para uma dobradinha com Beto Richa (PSDB) na disputa ao Senado. Nas urnas de outubro, duas cadeiras da bancada do Paraná no Senado estão em jogo, com o fim dos mandatos de Gleisi Hoffmann (PT) e Roberto Requião (PMDB).

Governador do Paraná, Beto Richa anunciou segunda-feira (26) que é pré-candidato ao Senado, o que o afasta do cargo no Executivo a partir de 7 de abril. E, embora o tucano não tenha ainda declarado com todas as letras, tudo indica que a sua chapa será encabeçada pela atual vice, Cida Borghetti (PP), que desde o ano passado já se coloca como pré-candidata ao governo do Paraná. Assim, para “fechar” a chapa majoritária, faltariam mais dois nomes: um para ser vice de Cida e outro para compor com Beto ao Senado.

O blog De Brasília apurou que o acordo entre eles seria o seguinte: Cida escolhe o vice; Beto escolhe o outro senador. Neste contexto, Beto preferiria o petebista Alex Canziani, que já admitiu interesse pelo Senado. Uma reunião em Curitiba nesta quarta-feira (28), entre Beto, Cida e Canziani, pode sacramentar a decisão.

Além do PSDB, PP e PTB, a chapa também deve ser formada, ao menos, por PSB, Pros e DEM.

E Pessuti?

Se o martelo for batido, quem se complica ainda mais é Orlando Pessuti (PMDB), que lá atrás já anunciava sua intenção em fazer uma dobradinha com Beto Richa. Atual diretor-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Pessuti disse nesta terça-feira (27) à Gazeta do Povo que permanece como pré-candidato ao Senado. Mas, às turras com Roberto Requião (PMDB) e talvez sem espaço na chapa do PSDB, Pessuti ainda não viabilizou sua candidatura. “Vamos definir isso até terça-feira da semana que vem”, afirmou ele.

LEIA TAMBÉM: Com renúncia, Richa perde o foro privilegiado e processos devem sair de Brasília.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]