• Carregando...
 | Divulgação/Facebook
| Foto: Divulgação/Facebook

A governadora Cida Borghetti (PP) costuma dizer que cresceu dentro do restaurante dos pais nas Mercês, ao lado do tradicional bairro de Santa Felicidade, em Curitiba. Do sangue italiano, herdou o gosto em preparar uma boa massa para a família. Diz fazer como a nonna, com quem apreendeu os segredos da culinária da Velha Bota: cozinha “no olho, sem receita”.

PERFIL: Cida Borghetti quer ser a primeira mulher eleita governadora do Paraná

Décima de 13 filhos, Maria Aparecida Borghetti nasceu em Caçador (SC) e logo cedo veio para Curitiba. Na capital paranaense, o pai – um descendente de italianos nascido em Erechim (RS) – comprou um restaurante na avenida Alcides Munhoz, quase esquina com a avenida Manoel Ribas: a Cantina Casagrande. Getulista de carteirinha e fervoroso torcedor do Internacional, Severino Ivo Borghetti (já falecido) comandava a cozinha – a filha se lembra dele como exímio assador –, e a mulher, Ires Anna Borghetti (92 anos), cuidava do caixa. “Morávamos atrás do restaurante. De vez em quando, eu ajudava a minha mãe”, conta a governadora.

HOBBY: Conheça a primeira profissão de Ratinho Junior e como ela virou sua paixão

Além da religiosidade da mãe – o gabinete de Cida tem mais de uma dezena de imagens de Nossa Senhora Aparecida, na qual o nome dela foi inspirado –, a candidata do PP ao governo do Paraná carregou consigo os dotes na cozinha aprendidos ainda criança na Cantina Casagrande. “Quando tenho tempo livre, o meu hobby é cozinhar. Sou descendente de italianos e cresci vendo meus pais administrarem o restaurante. Cozinho no olho, sem receita, como aprendi com a minha nonna. Sei fazer uma boa massa e me enche de alegria reunir a família em volta da mesa”, diz.

HOBBY: Bicicleta, disputa de churrasco; Conheça os hobbies de João Arruda

Cida recebe no gabinete, no Palácio Iguaçu, o arcebispo de Curitiba, dom José Antônio Peruzzo. Ao lado, as dezenas de imagens de Nossa Senhora Aparecida, que inspirou o nome da atual governadora do Paraná.Divulgação/Facebook

O gosto pelo fogão também tem sido uma distração ao longo de quase duas décadas de vida pública. No mês passado, por exemplo, na véspera do primeiro debate entre os candidatos a governador nesta eleição, Cida se preparou para o confronto justamente cozinhando para a família (veja vídeo abaixo). “Hoje me perguntaram como eu estava me preparando para o debate. Dá uma olhada. Fazendo um molho, para uma massa”, disse aos internautas, em publicação no Facebook.

HOBBY: Natação: o remédio de Dr. Rosinha para combater as dores e aliviar o estresse

Na postagem, a governadora ainda relatou a importância de conciliar os afazeres domésticos e o trabalho no cargo mais importante do estado. “Eu sempre digo que, quando a mulher sai de casa, ela leva a casa. Não deixamos de ser mãe, esposa, donas de casa. Então, por mais que amanhã tenha um importante compromisso, que é o primeiro debate na Band, estou aqui fazendo uma jantinha bem especial pra minha família e em paz, porque sei dos compromissos que tenho com a nossa gente.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]