• Carregando...
O candidato do PSL disputará o segundo turno com Fernando Haddad (PT) . | Mauro Pimentel/AFP
O candidato do PSL disputará o segundo turno com Fernando Haddad (PT) .| Foto: Mauro Pimentel/AFP

A votação do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) no Paraná refletiu o resultado das urnas para outros cargos no estado. O principal apoiador paranaense do candidato, Fernando Francischini (PSL), foi eleito o deputado estadual mais votado do Paraná, com 427.742 votos. Nas eleições para presidente, 309 dos 399 municípios - ou seja, 77,4% das cidades - seguiram a tendência e tiveram Bolsonaro como o candidato mais votado. Já em 89 localidades (22,3%) o vencedor foi Fernando Haddad (PT).

Os municípios em que Haddad foi o candidato mais votado se concentram na região Centro-Sul, como Cantagalo, Goioxim, Candói e Nova Laranjeiras. Em Rio Bonito do Iguaçu, a preferência pelo Partido dos Trabalhadores (PT) aconteceu também em nível estadual. O município foi o único do estado em que Dr. Rosinha (PT) foi o mais votado nas eleições para governador.

LEIA MAIS: Quem é Sargento Fahur, o deputado federal mais votado no Paraná

Municípios em outras regiões do Paraná também tiveram mais votos para Haddad, como Ortigueira, Adrianópolis e Doutor Ulysses. Em Amaporã aconteceu o que parece improvável: um empate entre os dois candidatos, que tiveram 1.191 votos cada.

PRESIDENTE: Veja aqui o mapa com a votação recebida pelos candidatos em cada cidade do Paraná

Curitiba foi uma das cidades paranaenses em que Bolsonaro foi o mais votado. Na capital, o candidato do PSL fez impressionantes 648.996 votos (62,13% do total), contra 124.336 de Ciro Gomes (PDT), que ficou em segundo lugar no município, com 11,90%. Haddad somou apenas 96.916 votos, 9,28%, ficando em terceiro. Na Região Metropolitana, além de Doutor Ulysses, os municípios de Cerro Azul, Itaperuçu e Adrianópolis tiveram Fernando Haddad como o candidato mais votado. Nas demais cidades da RMC, triunfo de Bolsonaro.

SAIBA MAIS: Principal apoiador de Bolsonaro no Paraná fala ao vivo à Gazeta do Povo

Levando em consideração os resultados das urnas em todo o Paraná, o candidato do PSL teria sido eleito já em primeiro turno, com 56,89% de preferência (3,4 milhões), contra 19,70% (1,2 milhão) do petista.

VEJA também:

Professor de matemática, empresário da educação: quem é o senador Oriovisto Guimarães

Governador eleito, Ratinho fala em modernizar gestão do Paraná

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]