• Carregando...
 | /
| Foto: /

Quatro candidatos ao governo do Paraná não apareceram na primeira semana do horário eleitoral gratuito de rádio e televisão. Por motivos diversos, Ogier Buchi (PSL), Priscila Ebara (PCO), Professor Ivan Bernardo (PSTU) e Geonísio Marinho (PRTB) não conseguiram falar com o eleitor em rede estadual entre a última sexta-feira (31) e esta quarta (5). Eles teriam entre 5 e 10 segundos de tempo de propaganda.

O levantamento da Gazeta do Povo utilizou como base a aparição nos quatro blocos reservados ao Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e constatou ainda que Piva (PSol) e Professor Jorge Bernardi (Rede) não apareceram nos primeiros dias da programação, mas engrenaram campanha no decorrer da semana. O socialista Piva ainda não apareceu na propaganda de rádio e a governadora Cida Borghetti (PP) faltou no primeiro horário de TV em decorrência de problemas na nomenclatura do vídeo.

Entre os candidatos ao Senado, apenas Mirian Gonçalves (PT), Roberto Requião (MDB), Nelton Friedrich (PDT), Flávio Arns (Rede), Professor Oriovisto Guimarães (Podemos), Beto Richa (PSDB), Jacque Parmigiani (PSol), Rodrigo Tomazini (PSol) e Alex Canziani (PTB) se apresentaram aos eleitores, o que representa exatamente 60% dos concorrentes. Compadre Luiz Adão (DC), Gilson Mezarobba (PCO), Rodrigo Reis (PRTB), Roselaine Barroso Ferreira (PATRI) e Zé Boni (PRTB) ainda não utilizaram o tempo disponível. Wilson Picler (PSL) chegou a cogitar participar da disputa, mas declinou de concorrer nas eleições.

ELEIÇÕES 2018: quem são os candidatos?

A propaganda eleitoral no rádio e na televisão começou na sexta-feira (31) e segue até o dia 4 de outubro - três dias antes das eleições. No rádio, a programação é veiculada diariamente das 7h às 7h25 e das 12h às 12h25. Na televisão, a exibição acontece das 13h às 13h25 e das 20h30 às 20h55. Além dos blocos, as emissoras também devem reservar 70 minutos diários, entre 5h e 24h, para propaganda eleitoral gratuita em inserções de 30 e de 60 segundos distribuídas ao longo da programação.

Às segundas, quartas e sextas se apresentam os candidatos ao governo, Senado e deputados estaduais. As terças, quintas e sábados são reservadas aos presidenciáveis e deputados federais.

A governadora Cida Borghetti lidera o número de inserções e de tempo de TV e rádio, seguida por Ratinho Jr. (PSD), João Arruda (MDB), Dr. Rosinha (PT), Ogier Buchi, Piva, Professor Jorge Bernardi, Geonísio Marinho, Professor Ivan Bernardo e Priscila Ebara. Entre os candidatos ao governo, os maiores tempos ficaram com Beto Richa, Alex Canziani, Oriovisto Guimarães e Mirian Gonçalves.

Para o cientista político Emerson Cervi, professor da UFPR, essa falta de ação é um reflexo das mudanças na legislação eleitoral ocorridas nos últimos anos. “Os grandes partidos votaram para se favorecer . Eles decidiram que a concentração dos recursos públicos, e o horário eleitoral gratuito é pago com recursos públicos, devem ficar com os grandes partidos. Essa concentração impede uma disputa igualitária”, afirma.

SAIBA MAIS: Gazeta do Povo começa sabatinas com candidatos ao governo na terça-feira (11)

“Antes havia tempo maior e distribuição mais igualitária. Agora são pouquíssimos segundos, deixa de ser interessante para o eleitor. Também tem um custo alto. Alguns são desestruturados do ponto de vista organizacional ou não têm dinheiro para atender aos formatos exigidos pela legislação”, completa.

Outro lado

A campanha de Piva (PSol) informou que os programas de rádio já estão prontos e atrasaram por conta de uma autorização oficial do partido. A campanha de Ogier Buchi (PSL) declarou que teve um problema de ordem técnica, mas disse que a partir desta sexta-feira (7) os programas já estarão no ar.

A campanha de Geonísio Marinho (PRTB) disse que houve um erro no plano de mídia que levou à perda do material já produzido e que ele deve começar a aparecer no dia 10. Rodrigo Reis e Zé Boni, candidatos ao Senado, devem aparecer nos blocos a partir desta sexta-feira (7).

Gilson Mezzaroba (PCO) disse que o partido enfrentou inúmeras dificuldades com as novas regras de distribuição e lamentou o tempo de 5 segundos. “Quase não consigo me apresentar, desse jeito não tem como discutir propostas. Muita gente não gostava do formato antigo, mas era necessário para ouvir todos os candidatos”, argumenta.

ELEIÇÕES 2018: acompanhe as notícias do Paraná

Compadre Luiz Adão (DC) afirma que “entra na guerra amanhã [sexta, dia 7]”. “Sou candidato e presidente de partido, então passei os últimos dias resolvendo problemas de muita gente. Mas vai dar para recuperar o tempo perdido”, comenta.

A campanha de Priscila Ebara (PCO) respondeu que os programas entram no ar na semana que vem e criticou o formato de vídeo (XDCAM-SD) exigido pelo TSE.

A Gazeta do Povo tentou contato com as campanhas de Professor Ivan Bernardo (PSTU) e Rosalaine Barroso Ferreira (PATRI), mas não foi atendida.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]