• Carregando...
Rafael Greca, o prefeito de Curitiba | Levy Ferreira/SMCS
Rafael Greca, o prefeito de Curitiba| Foto: Levy Ferreira/SMCS

Entre os prefeitos das capitais brasileiras, Rafael Greca (PMN) foi o que mais publicou no Facebook durante os 100 primeiros dias de mandato. Ao todo, entre os dias 1º de janeiro e 10 de abril, o prefeito de Curitiba publicou 541 posts, o equivalente a 13% de todas as 4 mil publicações feitas por prefeitos das capitais brasileiras. No período analisado, a média de Greca 5,4 posts por dia.

As informações são da pesquisa Prefeitos no Facebook: 100 primeiros dias, realizada pela Medialogue Digital, empresa especialista em pesquisa, monitoramento e gestão de crises no ambiente digital.

O maior destaque da pesquisa é o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB). No Facebook, o tucano tem a maior base de fãs e o maior engajamento, que é o indicador que mede o nível de interação do público com o conteúdo postado e também. Além disso, o paulistano é o prefeito com o maior número de comentários, com uma média de 5,3 mil por post. Com essas marcas, Doria lidera o ranking dos prefeitos mais influentes no Facebook. O prefeito de São Paulo divide o posto de primeiro colocado com ACM Neto (DEM), prefeito de Salvador (BA) e Teresa Surita (PMDB), de Boa Vista (RR).

LEIA MAIS:Greca admite que regulamentação do Uber pode ser alterada pela Câmara

Neste ranking, Rafael Greca está em quarto lugar, com a nota 7. Nesta colocação, o prefeito é considerado “influente”. Notas de 3 a 5 dão aos políticos o status de “presentes” e de 0 a 2, “ausentes”.

Greca também é destaque no recorte da pesquisa que mede o nível de interação do público de uma página no Facebook com o conteúdo postado, chamado de engajamento. Nesse quesito, o prefeito de Curitiba ocupa a segunda posição, atrás apenas de João Doria.

Outro indicador em que o prefeito de Curitiba ocupa lugar de destaque é no crescimento de fãs ao longo do período analisado. Nos primeiros 100 dias de mandato a base de fãs de Greca no Facebook cresceu 42%; o quarto melhor resultado do país.

LEIA MAIS:Sem renovação, Curitiba terá 529 ônibus com vida útil vencida ao fim de 2017

Política e intimidades

Em uma reportagem feita pouco dias depois de Greca assumir a prefeitura, a Gazeta do Povo mostrou a “produtividade” de Greca no Facebook. No intervalo da eleição até a posse, o prefeito fez mais de uma centena de posts na rede social. Nos posts, Greca mistura o tom pessoal com postagens mais institucionais. À época, Greca afirmou que ele próprio é responsável por escrever muitos de seus posts e que esse modo de administrar as redes sociais “enlouquece a assessoria”. Para evitar mal-entendidos, conta com a ajuda de sua esposa, a jornalista Margarita Sansone.

Um dos costumeiros posts de “bom dia” do prefeito no Facebook

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]