• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

O relatório estatístico divulgado pelo governo do Paraná aponta que o número de homicídios ocorridos em todo o estado no primeiro trimestre de 2018 é 19% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado. No total, 509 pessoas foram assassinadas no Paraná, entre janeiro e março (veja o número de mortes por município e por tipo ). No primeiro trimestre de 2017, o número de vítimas de homicídio chegou a 628. Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), é o menor índice desde 2007, quando os dados passaram a ser compilados oficialmente.

LEIA MAIS:Vinte cidades do Paraná estão há seis anos sem assassinatos

Além das 509 pessoas assassinadas, o Paraná registrou ainda outras modalidades de mortes violentas. Segundo o relatório, houve 25 latrocínios (roubos seguidos de morte) e duas lesões corporais com resultado de morte (quando a vítima morre após dar entrada em hospital).

De acordo com a Sesp, houve redução de homicídios em 19 das 23 áreas integradas de Segurança Pública (AISP) – microrregiões nas quais a secretaria divide o estado para fins de levantamento estatístico. A área em que o índice recuou de forma mais acentuada foi a de Laranjeiras do Sul, onde o número de pessoas assassinadas foi 80% menor neste trimestre, em relação aos três primeiros meses do ano passado.

LEIA TAMBÉM:PT se decide e Paraná já tem oito pré-candidatos ao governo estadual

Outras AISPs também registraram reduções significativas. Na microrregião de Londrina, a queda foi de 54% e em Apucarana, 64%. Em União da Vitória e Rolândia, a queda foi de 50%, segundo a Sesp. Além disso, o relatório aponta que 255 cidades não tiveram um único homicídio sequer.

Curitiba

Em Curitiba, foram registrados 79 homicídios no primeiro trimestre de 2018, contra 101 ocorridos no mesmo período do ano passado: queda de 21,7% do índice. Segundo a Sesp, este também é o menor patamar dos últimos 11 anos.

Confira os assassinatos por tipo em cada município do Paraná no 1º trimestre

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]