• Carregando...
Bombeiros do Gost foram enviados para Minas Gerais  no domingo (27). | Lineu Filho/Tribuna do Paraná
Bombeiros do Gost foram enviados para Minas Gerais no domingo (27).| Foto: Lineu Filho/Tribuna do Paraná

O Corpo de Bombeiros do Paraná enviou domingo (27) três militares altamente qualificados em busca e salvamento para ajudar no resgate das vítimas do rompimento da barragem na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais. Os bombeiros são integrantes do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), referência em ocorrências como essa. Desde sexta-feira (25), dia do desastre, equipes dos Bombeiros e do Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar do Paraná estão mobilizados para ajudar as equipes de busca em Minas.

Os três bombeiros que foram para Brumadinho são o capitão Daniel Lorenzetto, comandante do Gost e mestre em Engenharia Florestal, com enfoque em mecânica dos solos e especializado em busca e salvamento com cães, busca e resgate em estruturas colapsadas, em defesa química e em sistema de comando em incidentes; o tenente Luiz Henrique Vojciechovski, chefe de Operações Terrestres do Gost e especialista em busca e resgate em deslizamentos de terra, em busca e resgate em estruturas colapsadas, em busca e salvamento (técnicas verticais, busca terrestre e orientação e navegação), e em atendimento com produtos perigosos; e o sargento Guilherme Berwanger, especialista em busca e resgate em estruturas colapsadas; em busca e salvamento (técnicas verticais, orientação e navegação) e especialista em salvamento em águas rápidas.

LEIA MAIS: Pedágio do PR cobra tarifa de bombeiros voluntários a caminho de Brumadinho

Formado em 2006, o Gost participou de operações de salvamentos em grandes ocorrências no Brasil, como as enchentes em Santa Catarina em 2008 e no rompimento da Represa de Algodões, no Piauí, em 2015.

A equipe paranaense será responsável pela preparação de atividades que podem ser executadas pelas forças paranaenses caso haja convocação da Defesa Civil de Minas Gerais. Na sexta-feira (25), , além da equipe do Gost, mais oito bombeiros, quatro cães farejadores e as equipes do helicóptero do Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar (BPMOA) e da aeronave da Casa Militar.

O deslocamento e a logística dos bombeiros estão sendo custeados pelo governo do Paraná. A equipe se deslocou de viatura Auto Busca e Salvamento (ABS), tipo pick-up, tração 4x4, que é ideal para o tipo o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) já havia deixado à disposição do governo de Minas Geraisde terreno que vão enfrentar.

LEIA TAMBÉM: A pedido de Ratinho Jr, Greca promete pôr em prática promessa antiga de wi-fi nos ônibus

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]