• Carregando...
Matheus Viniccius Ribeiro Petriv é conhecido como Boca Junior, o mais novo deputado da Alep eleito em 2018. | Arquivo pessoal/Divulgação
Matheus Viniccius Ribeiro Petriv é conhecido como Boca Junior, o mais novo deputado da Alep eleito em 2018.| Foto: Arquivo pessoal/Divulgação

Matheus Viniccius Ribeiro Petriv é o deputado estadual mais jovem eleito em 2018 no Paraná. Aos 22 anos, Matheus é conhecido como Boca Aberta Junior por ser filho de Boca Aberta, deputado federal eleito e vereador cassado de Londrina, no Norte do estado.

O filho atua politicamente desde 2012, quando o pai concorreu pela primeira vez a vereador. Cursando direito na Unopar de Londrina, Junior promete continuar o legado familiar, agora em nível estadual. As principais bandeiras serão a saúde pública do estado e o combate à corrupção.

Trajetória e “blitz da saúde”

Matheus Petriv nasceu em Londrina em 21 de novembro de 1995. Filho de comunicador, desde cedo trabalhou em contato com a população. O primeiro trabalho veio aos 15 anos, como estoquista de loja. Aos 16, teve seu primeiro emprego fixo, como vendedor de roupas. Atuou na área até os 20 anos, quando começou a trabalhar de garçom. Universitário, também estagiou por um ano na área de Direito.

Quando o pai ganhou para a disputa para vereador, em 2012, Matheus estava no terceiro ano da faculdade e começou a trabalhar voluntariamente no gabinete do pai. Entre as atribuições estava a assessoria de projetos de rua, como a “blitz da saúde”.

Na “blitz”, pai e filho chegavam de surpresa nas Unidades de Saúde de Londrina para conferir se os médicos estavam trabalhando – geralmente o filho filmava as ações do pai. Os vídeos correram a internet e ajudaram a aumentar a visibilidade da família.

Boca Junior reconhece que os votos que ganhou foram reflexo do trabalho que desenvolveu ao lado do pai, que foi cassado em 2017. Uma Comissão Processante da Câmara Municipal investigou se o então vereador quebrou o decoro parlamentar ao fazer uma vaquinha virtual para pagar uma multa eleitoral.

Para se candidatar a deputado estadual, Matheus diz que precisou abrir mão do término do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na faculdade em 2018 para a campanha. O sonho de ser advogado não foi adormecido, acrescenta. Ele diz que fará o exame da Ordem dos Advogados do Brasil e concluirá o TCC em 2019.

Promessas do jovem deputado

Sobre sua atuação na Assembleia Legislativa a partir de fevereiro, Boca Junior promete defender a saúde pública de todo o estado, com atenção especial para Londrina e região. Pretende abrir um gabinete com o pai na cidade de Londrina, onde quer receber a população de quinta-feira a domingo. As “blitz da saúde” ao lado do pai também devem continuar.

Ele faz ainda o compromisso público de doar R$ 10 mil todos os meses do salário para o Hospital do Câncer de Londrina e garante estar “preparadíssimo, para o cargo”. Diz que “vai mostrar o trabalho através do tempo e com isso ganhar o respeito dos colegas, do povo e do eleitorado”.

O eleito conta ainda que “não vai fazer nem oposição e nem situação” ao governo de Ratinho Junior (PSD). “Chegamos aqui sem apoio de grupo econômico nenhum. O que for bom e for beneficiar o povo, vamos votar a favor”, diz o deputado eleito.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]