• Carregando...
 | Geraldo Magela/Agência Senado
| Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Convocada pelo presidente da República Michel Temer (PMDB), a reunião da bancada de senadores do PMDB, realizada nesta terça-feira (9) para discutir a reforma trabalhista, foi ignorada pelo senador Roberto Requião (PMDB-PR). Dos 22 peemedebistas do Senado, apenas Dário Berger (SC) e Jader Barbalho (PA), além do paranaense, não foram à reunião. Dário e Jader teriam justificado suas ausências. Requião preferiu ir ao Twitter. “Não fui à reunião com Temer. Era uma reunião com o governo do PSDB, não vou. Vou a reuniões de nossa bancada”, escreveu ele, na internet.

Ao falar com a imprensa logo após o encerramento da reunião, o líder do governo Romero Jucá (PMDB-RR) preferiu não entrar em polêmicas. Questionado pela Gazeta do Povo se o governo Temer já não contava mesmo com o voto de Requião na reforma trabalhista, Jucá tergiversou: “Nós não conversamos sobre nenhum senador específico. Acho que todo senador que se convencer que uma lei de 1940 deve ser adaptada a uma nova realidade brasileira poderá votar a favor. Mas cada um fará seu julgamento”.

Mais tarde, novamente questionado pela Gazeta do Povo sobre como a bancada do PMDB e o Planalto viam o “fator Requião”, Jucá declarou apenas que “se ele votar contra, nós vamos respeitar, e se ele votar a favor, nós vamos agradecer”. Enquanto isso, no Twitter, o paranaense mantinha a artilharia não só contra a reunião - “O governo Temer não nos convidou para discutir Medidas Provisórias absurdas e convida para reunião de enquadramento fisiológico?” -, mas também contra a própria reforma trabalhista – “A estratégia do governo Temer é escravizar o trabalho em benefício do capital globalizado”.

Mas a ausência de Requião não é surpresa. Tem sido opositor do presidente Temer desde o impeachment de Dilma Rousseff, atuando em conjunto com a bancada de oposição. Votou contra a “PEC do Teto dos Gastos Públicos”, prioridade do Planalto no segundo semestre de 2016. Agora, tem se dedicado a discursar contra as reformas trabalhista e previdenciária.

“Tem senadores que, pelo seu histórico, pela contribuição ao partido, pela sua posição ideológica, têm que ser respeitados enquanto parlamentares”, disse à Gazeta do Povo a senadora Simone Tebet (PMDB-MS), que participou da reunião com Temer nesta terça-feira. “O PMDB sempre foi tão eclético, o maior do Brasil em número de representantes. Aí você permite que alguns senadores tenham posições independente, isoladas”, contemporizou ela.

A pressão contra os “dissidentes”, contudo, deve aumentar. E a preocupação é maior com a reforma previdenciária. A reportagem apurou que o PMDB não deve “fechar questão” sobre a reforma trabalhista, que já passou pelo aval dos deputados federais e chegou para análise dos senadores semana passada. Por se tratar de um projeto de lei [PL 38/2017], basta o voto da maioria simples no plenário para aprovar o tema. Assim, independente das dissidências, o Planalto já teria votos suficientes no Senado.

Já em relação à reforma previdenciária, ainda em trâmite na Câmara dos Deputados, o Planalto pode adotar outra postura e não descarta sugerir o mecanismo para o PMDB e aliados. Por se tratar de uma proposta de emenda à Constituição Federal [PEC 287/2016], são necessários os votos de ao menos três quintos dos parlamentares.

Na prática, o “fechamento de questão” em torno de um tema obriga os filiados a votarem de acordo com a orientação partidária, para evitarem punições que vão de advertência à expulsão. Questionado pela imprensa sobre tal possibilidade, Jucá disse apenas que a decisão sobre “fechar questão” é da Executiva Nacional do PMDB e que o assunto ainda não chegou para deliberação por lá.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]