• Carregando...
O Parque Tanguá é um dos que tem um paredão | Leticia Akemi/Gazeta do Povo/Arquivo
O Parque Tanguá é um dos que tem um paredão| Foto: Leticia Akemi/Gazeta do Povo/Arquivo

O vereador Goura (PDT) encaminhou um ofício – uma sugestão de ato de gestão – à prefeitura de Curitiba, com o objetivo de que o município libere a prática de escalada, alpinismo e rapel nos parques da cidade. Com isso, quatro espaços públicos – o Parque Tanguá, a Pedreira Paulo Leminski, a Universidade Livre de Meio Ambiente (Unilivre) e a Pedreira do Atuba – seriam liberados para aos praticantes desses esportes. A liberação não impactaria em custos para o município.

Na sugestão de ato de gestão, Goura requer que a prefeitura realize um estudo de viabilidade para liberar os parques para a escalada. Neste caso, o município deveria regulamentar a prática, prevendo condições e recomendações que garantam a integridade dos esportistas. O vereador requisitou reuniões com o secretário Municipal de Esportes, Marcelo Richa, e com a secretária Municipal de Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias.

Comissionados, empresários ou no desemprego: a vida dos ex-vereadores de Curitiba

“A gente espera fomentar uma cultura que já está bastante enraizada na cidade. Antes de esses espaços terem se tornado parques municipais, os alpinistas e escaladores já faziam uso esportivo desses paredões. Com a criação dos parques, a prática foi proibida”, disse Goura.

Apoio

A proposta é um pleito defendido há mais de 15 anos pelos escaladores. Diretor do Clube Paranaense de Montanhismo, o alpinista Valdemar Niclevicz (assista ao vídeo ) destacou que a própria comunidade esportiva se dispôs a equipar os paredões com os grampos, necessários para a prática esportiva.

“Nas últimas gestões, todos os prefeitos foram procurados por nós e nenhum demonstrou vontade política [de liberar a escalada nos parques municipais]. Quem sabe agora o atual prefeito [Rafael Greca (PMN)] tenha essa disposição, o que não é muito difícil”, destacou o esportista.

Além disso, Niclevicz menciona que a eventual liberação dos espaços traria um impacto positivo no que diz respeito ao turismo e ao turismo esportivo. Ele menciona que as pedreiras poderiam ser palco de campeonatos e provocar a evolução dos esportes de escalada em Curitiba.

Por que o Paraná não tem um feriado estadual com folga?

“Hoje, somos obrigados a ir a Serra do Mar para escalar, quando poderíamos escalar dentro da própria cidade. É um potencial imenso que já foi muito bem aproveitado e que está sendo perdido”, disse. “Isso faria com que o esporte evoluísse na cidade. Poderíamos pensar em festivais de escalada, campeonatos nacionais. Além do que seria um belo espetáculo para o turista”, completou. Nesta semana, Niclevicz gravou um vídeo, em que manifesta apoio à proposta do vereador.

Valdemar Niclevicz defende a liberação; assista

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]