• Carregando...
 | Wikimedia Commons
| Foto: Wikimedia Commons

O deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ) protocolou nesta terça-feira (31) projeto de lei na Câmara para que o Dia do Saci seja comemorado em 31 de outubro, num contraponto ao Halloween, o Dia das Bruxas americano. O objetivo, de acordo com a proposta, é valorizar a cultura nacional por meio da promoção de eventos, programas e celebrações que valorizem o folclore, a cultura e as tradições brasileiras.

“A comemoração do Halloween no Brasil, como tantas outras celebrações da cultura norte-americana de forte apelo comercial, tem atraído cada vez maior número de jovens e crianças. Criar, na mesma data, o Dia do Saci é, portanto, uma forma de se oferecer à juventude brasileira a alternativa de festejar as manifestações de sua própria cultura”, diz ele, ao justificar a importância da proposta.

“Instituir o Dia do Saci representa oferecer à sociedade um instrumento de valorização da cultura popular como elemento fundamental na constituição da identidade brasileira. Por meio da previsão anual da comemoração da data, na forma de eventos culturais e atividades festivas, as iniciativas propõem o resgate e a valorização de nossas tradições e manifestações folclóricas originais”, completou.

Alencar lembra que proposta semelhante foi apresentada em dezembro de 2003 pelo deputado Aldo Rebelo (na época do PCdoB-SP). O saci pererê é uma lenda do folclore brasileiro que se originou entre tribos indígenas do sul do Brasil, mas que sofreu influência de diferentes culturas. Tem apenas uma perna, usa um gorro vermelho e um cachimbo.

Com a influência africana, o Saci se transformou em um menino negro agitado que perdeu a perna lutando capoeira. Também herdou o pito, uma espécie de cachimbo, e um gorrinho vermelho. Informalmente, o personagem imortalizado pelo escritor Monteiro Lobato e pelo cartunista Ziraldo já tem uma data para chamar de sua: o 22 de agosto, Dia do Folclore.

A proposta de criar o Dia do Saci no 31 de outubro já serviu de inspiração para humoristas. Veja um vídeo que trata de forma bem-humorada a ideia:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]