• Carregando...
Vista aérea da barragem da Vale em Barão de Cocais. | Terramil Construções/Divulgação
Vista aérea da barragem da Vale em Barão de Cocais.| Foto: Terramil Construções/Divulgação

Comunidades de duas cidades de Minas Gerais foram evacuadas nesta sexta-feira (8) após sinais de alerta de segurança terem sido acionadas por causa do risco de rompimento de barragens de mineração. Cerca de 500 moradores do município de Barão de Cocais foram retirados de suas casas depois que soou uma sirene que monitora uma barragem da Vale que fica na cidade. Também houve evacuação na cidade de Itatiauçu por causa uma barragem da Arcelor Mittal.

Em Barão de Cocais, a Agência Nacional de Mineração (ANM) determinou a implantação do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) após a avaliação de uma consultoria atestar que a estrutura não é estável – a empresa, Walm, negou a Declaração de Condição de Estabilidade à barragem. 

SAIBA MAIS: Sirenes de Brumadinho intactas contrariam discurso inicial da Vale

“Diante de observações e monitoramentos realizados pela Agência Nacional de Mineração (ANM), Defesa Civil do Estado e do município, e pela empresa Vale, foi acionado o Nível 2 de risco na barragem Sul Superior da Mina do Gongo Soco. A informação até esse instante é de um desnível na estrutura”, informou a prefeitura de Barão de Cocais. “Por esse motivo, seguindo as recomendações repassadas pelos entes responsáveis e pela mineradora, os moradores da comunidade do Socorro e adjacências estão sendo evacuados neste momento por ônibus da Vale e demais veículos de apoio.”

Em vídeo postado em rede social, um homem de Santa Bárbara, município vizinho, registrou o alerta dos alto-falantes. “Atenção, atenção: isso é uma emergência. Atenção, atenção: essa é uma situação real de emergência de rompimento de barragem. Abandonem imediatamente suas residências, sigam pela rota de fuga até o ponto de encontro, e permaneçam até que sejam passadas novas instruções.” Em seguida, é tocada a sirene.

A prefeitura de Barão de Cocais ressalta que o procedimento está sendo realizado por precaução. Segundo a administração municipal, os moradores estão sendo encaminhados ao ginásio poliesportivo da cidade.

LEIA TAMBÉM: E-mails mostram que Vale soube de falhas em barragem 2 dias antes de tragédia

A Defesa Civil confirmou também o alerta em Itatiaiuçu, cidade que fica próxima a Brumadinho – onde ocorreu a tragédia do rompimento da barragem da Vale. No distrito Pinheiros, 60 pessoas foram evacuadas de suas casas em ônibus e levadas para hotéis, devido a riscos em uma barragem da mineradora Arcelor Mittal. A barragem foi enquadrada no nível de emergência GT1, o menor de três níveis de emergência.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]