• Carregando...
Desde que recebeu alta do hospital, Jair Bolsonaro faz lives nas redes sociais e participa de alguns atos de campanha. Mas debate que é bom, nada. | Mauro Pimentel/AFP
Desde que recebeu alta do hospital, Jair Bolsonaro faz lives nas redes sociais e participa de alguns atos de campanha. Mas debate que é bom, nada.| Foto: Mauro Pimentel/AFP

O candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, afirmou em entrevista à TV Record que passará por uma nova avaliação dos médicos que o atendem, na próxima quinta-feira (18). A inspeção de saúde é importante para saber se ele será liberado para participar de algum debate televisivo com o adversário Fernando Haddad (PT) antes do segundo turno. Por recomendação médica, Bolsonaro não participou até agora de nenhum desses encontros.

O presidenciável ainda está em fase de recuperação do ataque a faca que sofreu em Juiz de Fora (MG), no dia 6 de setembro, durante um ato de campanha na rua. Bolsonaro foi socorrido na Santa Casa da cidade e ficou entre a vida e a morte.

Transferido para o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, ele ficou internado por 23 dias, recebendo alta pouco mais de uma semana antes da votação de primeiro turno. Por ora, Bolsonaro se recupera em casa, em um condomínio na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

LEIA TAMBÉM: Joice Hasselmann convida Doria a trocar o PSDB pelo PSL, de Bolsonaro

De lá para cá, o capitão reformado do Exército tem feito transmissões ao vivo quase que diárias nas redes sociais, dado entrevistas a rádios e emissoras de TV, e participado de atos públicos, como com deputados eleitos do PSL em um hotel e com policiais no quartel do Bope, o famoso Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Rio, nesta segunda-feira (15).

Mas debate que é bom, nada. Bolsonaro alega que ainda não tem autorização médica para participar. Três dos seis encontros entre o capitão da reserva e Haddad já deveriam ter sido realizados. Originalmente a Band havia previsto transmitir seu debate na última quinta-feira (11). Depois, no domingo (14), seria a vez do debate da TV Gazeta/Estadão, e nesta segunda estava previsto um terceiro debate, na RedeTV. Na próxima quarta-feira (17), também estava previsto o debate do SBT/UOL/Folha de S. Paulo.

Entretanto, mesmo com a liberação médica, o candidato do PSL pode simplesmente não participar dos debates que ainda estão por vir por uma questão de estratégia. Se nenhuma das emissoras que perderam a data remarcar o debate, restariam apenas dois encontros entre os dois presidenciáveis. O primeiro deles no próximo domingo (21), na Record. Depois, dois dias antes da votação do segundo turno, na sexta-feira (26), na Globo.

LEIA TAMBÉM: Meta de emprego, independência: o que Bolsonaro e Haddad propõem para o Banco Central

O próprio deputado admitiu, no último sábado (13), que talvez não participe desses debates. Falando ao UOL, ele afirmou que só irá aos encontros “se achar que deve. Se achar que não, a gente não vai participar”. A Band já remarcou seu debate para a próxima sexta-feira (19), “a depender da atitude que os médicos tomem na quinta e que o próprio Bolsonaro tome na sequência”, disse o jornalista Ricardo Boechat, âncora do debate..

Os dois presidenciáveis ainda não se enfrentaram frente a frente porque, quando o candidato do PSL participou de seu último debate no primeiro turno, Haddad ainda não era oficialmente candidato do PT.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]