• Carregando...
 | Evandro Éboli/Gazeta do Povo
| Foto: Evandro Éboli/Gazeta do Povo

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ) está sendo lançado candidato a presidente da República neste domingo (22), no Rio de Janeiro. A convenção nacional do PSL começou às 9 horas no Centro de Convenções Sulamérica. A Gazeta do Povo acompanha em tempo real a oficialização da candidatura presidencial de Bolsonaro.

Assista em vídeo

Bolsonaro faz a convenção de seu partido sem um vice definido (a última cogitada foi Janaína Paschoal) e, principalmente, sem conseguir fechar alianças com outras siglas. Isso é um problema: sozinho, seu PSL lhe dará apenas oito segundos no programa eleitoral na TV.

DESEJOS PARA O BRASIL: Democracia aprofundada

Primeiro, Bolsonaro tentou levar o PR para sua chapa. A intenção era de que o senador Magno Malto (PR-ES) fosse o seu vice. Mas o PR decidiu se aliar ao tucano Geraldo Alckmin. O segundo nome cotado para vice foi o do general da reserva Augusto Heleno (PRP), ex-comandante das Forças de Paz da ONU no Haiti. Augusto Heleno chegou a ser anunciado na chapa de Bolsonaro. Porém, a direção do PRP descartou o acerto. Acordos regionais da sigla do general teriam inviabilizado a coligação.

LEIA TAMBÉM: Como o petismo do Nordeste virou a maior barreira para Bolsonaro e Alckmin

Agora, as opções com que Bolsonaro trabalha são o general da reserva Hamilton Mourão (PRTB), que defendeu em 2017 uma intervenção militar no país, e a advogada Janaina Paschoal (PSL), que foi uma das signatárias do pedido que levou ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). O problema de Janaina é que ela é do mesmo partido de Bolsonaro. Ou seja, ela não agregará tempo de TV.

Evandro Éboli
Evandro ÉboliEquipe Gazeta do Povo em Brasília

Fim!. Bolsonaro falou por 56 minutos

Bolsonaro encerra discurso, que durou 56 minutos. Antes de ter iniciado sua fala, foi aclamado candidato oficial do PSL.
Evandro Éboli
Evandro ÉboliEquipe Gazeta do Povo em Brasília

Conta até que fez e refez uma vasectomia

Temas da vida pessoal são comuns em seus discursos. Dessa vez, Bolsonaro contou que tinha decidido a não ter mais filhos. Aí, casou-se novamente, com a atual mulher, Michele, que tinha o desejo de ter filho. Relatou que refez a cirurgia. "E quando se faz a cirurgia, não muda nada, viu, machões aqui presentes".
Evandro Éboli
Evandro ÉboliEquipe Gazeta do Povo em Brasília

"A esquerda nunca gostou de trabalhar"

Um tema predileto por Bolsonaro no discurso foi ataca a esquerda, em especial o PT. "A esquerda, ao longo de seus 13 anos no poder, foi buscando maneiras de impor sua vontade e nunca respeitou a iniciativa privada. Na esquerda ninguém nunca trabalhou. A esquerda nunca gostou de trabalhar".
Evandro Éboli
Evandro ÉboliEquipe Gazeta do Povo em Brasília

"Policiais serão reconhecidos no meu governo"

Um dos momentos em que foi mais aplaudido foi quando Bolsonaro citou militares, policiais civis e militares e bombeiros. Diz que eles são alvo dos esquerdistas e que são o último "obstáculo ao socialismo" "Vocês serão reconhecidos no meu governo. Vocês são atacados diuturnamente. São acusados diuturnamente dos maiores absurdos por essa esquerda que está aí porque vocês são o último obstáculo para o socialismo"
Evandro Éboli
Evandro ÉboliEquipe Gazeta do Povo em Brasília

O PT o levou a disputar a Presidência, conta

Bolsonaro disse no discurso que a oposição que faz ao PT o levou a arriscar uma reeleição garantida na Câmara para disputar a Presidência. "Algo precisava ser feito para mudar o destino do país. Não gozava de prestígio e era fustigado o tempo todo. Pensei: tenho que arriscar meu mandato e buscar uma cadeira presidencial. Era uma ação que estaria botando fim a minha carreira de deputado federal, mas quem jurou dar a vida pela Pátria o que é dar a vida por um mandato"
Evandro Éboli
Evandro ÉboliEquipe Gazeta do Povo em Brasília

"Sou o patinho feio nessa história"

Jair Bolsonaro falou um pouco de sua vida, disse que seu partido não terá tempo de TV e nem recursos do fundo eleitoral - ele pretende abrir mão -, mas que tem o apoio a seu lado. Soltou algumas frases de efeitos - "Me chamo Messias, mas não sou o salvador da Pátria" e reconheceu que cometeu alguns erros, como defender o fechamento do Congresso Nacional anos atrás. Agradeceu o fato de o Centrão ter migrado para o lado de Geraldo Alckmin e se classificou como o patinho feio da disputa. "Sou um patinho feio nessa história. Mas tenho certeza que seremos bonitos brevemente"
Evandro Éboli
Evandro ÉboliEquipe Gazeta do Povo em Brasília

Janaina pede um tempo e frustra bolsonaristas

A advogada Janaina Paschoal discursou na convenção e foi muito aplaudida e recebida com gritos de "vice, vice!". Mas não correspondeu às expectativas e pediu para os presentes não a aplaudirem nem gritarem seu nome porque estava ali para conversar. E anunciou que ainda não decidiu. "Gostaria de dizer que estou muito honrada com o convite para compor a chapa de Jair Bolsonaro. Iniciamos um diálogo bastante profícuo para uma parceria de quatro anos. Mas precisa ser mair pormenorizada. É um trabalho conjunto. Será difícil. Não é possível tomar uma decisão dessas em dois dias". E disse que não foi ali atrás de cargos e que, na conversa com Bolsonaro, afirmou que sua fidelidade é ao Brasil. "Temos que pensar na campanha e também na governabilidade. Não é hora de olhar com lupa e dizer: 'quem concorda com a gente venha. E quem não concorda, fora!"
Evandro Éboli
Evandro ÉboliEquipe Gazeta do Povo em Brasília

Brilhante Ustra é citado e aplaudido

O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidenciável, lembrou a citação feita pelo pai, na votação do impeachment de Dilma Rousseff, do coronel Carlos Brilhante Ustra, reconhecido pela Justiça como torturador. Ele comandou o Doi-Codi de São Paulo no período mais duro da ditadura militar. "Quero que vocês defendam com a mesma determinação a doutora Janaina Paschoal. E não permitam que ela seja demonizada como foi o coronel Ustra. Nâo deixem ela se tornar uma nova Ustra", disse Eduardo. Foi muito aplaudido quando citou o coronel dos anos de chumbo.
Evandro Éboli
Evandro ÉboliEquipe Gazeta do Povo em Brasília

"Esquece a economia e vai caçar votos"

Homem forte do programa econômico de Bolsonaro, o economista Paulo Guedes também discursou e defendeu o fato do presidenciável não entender nada de economia. "Vocês acham que Sarney, que fez o Plano Cruzado, e o Collor, que fez aquele Plano Collor, entendiam de economia? Aliás, os presidentes não conheciam de economia. E fizeram a estupidez que fizeram assessorados por economistas. E disse a ele: pode matar aula de economia, Bolsonaro. Vai caçar voto".
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Fantasias!

Evandro Éboli/Gazeta do Povo
Apoiador de Bolsonaro veio fantasiado à convenção do PSL. Veja mais fotos!
Evandro Éboli
Evandro ÉboliEquipe Gazeta do Povo em Brasília

"Se gritar pega Centrão...", canta Heleno

O mais aplaudido entre os que discursaram até o momento, o general Augusto Heleno, que quase virou vice na chapa de Bolsonaro, bateu no Centrão, bloco que está fechando com Geraldo Alckmin. Nesse bloco está o PR, partido que esteve prestes a fechar com o "mito". Heleno afirmou que o Centrão é a "materialização da impunidade" e que é ótimo que tenham tempo de TV, porque ali só tem envolvidos em escândalos. E sugeriu, em tom de ironia, que o Centrão use na campanha um samba dos Originais do Samba, o conhecido "Se gritar pega ladrão". Com uma alteração na letra. E cantou: "Se gritar pega Centrão, não fica um meu irmão".
Evandro Éboli
Evandro ÉboliEquipe Gazeta do Povo em Brasília

Bordão para encerrar discursos

Os três oradores que passaram pela convenção até agora encerraram seus discursos com um bordão dessa pré-campanha de Bolsonaro: "Brasil acima de tudo, Deus acima de nós"
Evandro Éboli
Evandro ÉboliEquipe Gazeta do Povo em Brasília

Malta indica que Janaina será a vice

Num dos trechos de seus discursos, Malta elogiou Janaina Paschoal, presente na convenção, e insinuou que ela será vice. "Acho ótimo que a senhora esteja ao lado dele". E completou depois: "Acho que já posso te chamar de vice-presidente da República".
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Cotada para vice!

Evandro Éboli
Evandro ÉboliEquipe Gazeta do Povo em Brasília

Senador que negou ser vice está no ato

O senador Magno Malta (PR-ES) que recusou o convite para ser vice de Bolsonaro, acaba de discursar na convenção. Disse que comunga das mesmas ideias do militar e negou que tenha o abandonado. Afirmou que, juntos, vão combater a tentativa de se legalizar a maconha, os "abusos" do STF, que "demora 15 minutos para soltar um bandido". Falou ainda de família, contra o "kit gay". Malta fará campanha para Bolsonaro. "Vou andar o Brasil com você, amigo. Nunca houve abandono".
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

De tudo um pouco

Evandro Éboli/Gazeta do Povo
Convenção do PSL tem placas, bandeiras e fantasias. Veja fotos!
Evandro Éboli
Evandro ÉboliEquipe Gazeta do Povo em Brasília

"Sou hétero, mas apaixonado por Bolsonaro"

O presidente nacional do PSL, Gustavo Bebbiano, abriu os discursos na convenção do partido. E não economizou sentimentos ao "líder" Jair Bolsonaro. À moda dele. "De forma hétero, sou apaixonado por Jair Bolsonaro"
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Início da cobertura

Evandro Éboli/Gazeta do Povo
Iniciamos aqui a cobertura em tempo real da convenção do PSL que lançará Jair Bolsonaro como candidato à Presidência!
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]