• Carregando...
Ciro Gomes (PDT) teria sentido um desconforto na bexiga | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Ciro Gomes (PDT) teria sentido um desconforto na bexiga| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

O presidenciável do PDT, Ciro Gomes, deu entrada no pronto-socorro do hospital Sírio-Libanês na tarde desta terça-feira.

Segundo a assessoria do candidato, ele passou por um procedimento de cauterização de vasos da próstata. O médico responsável foi o urologista Miguel Srougi e a informação é que Ciro deve retornar às atividades “o mais breve possível”. Antes, o pedetista passou por exames que identificaram um coágulo na próstata. O candidato deve receber alta ainda nesta terça ou na quarta (26) pela manhã.

Um urologista ouvido pela Gazeta do Povo informou que o procedimento, geralmente, acontece pelo aumento benigno da próstata, que pode até levar a sangramentos na urina. “Com 50 ou 60 anos, metade dos pacientes já tem algum sintoma de hiperplasia prostática benigna”, afirma o médico, que prefere não se identificar por não estar envolvido no tratamento do candidato de 60 anos.

O especialista explica que o procedimento geralmente é agendado em pessoas com um quadro de acompanhamento, mas também pode ser feito por necessidade imediata. Geralmente, o paciente tem alta no dia seguinte e precisa utilizar uma sonda por alguns dias.

Segundo o presidente do PDT, Carlos Lupi, Ciro já sofreu uma contusão na perna devido ao esforço dos últimos dias de campanha. A agenda do pedetista tem sido intensa: só nos últimos quatro dias, Ciro esteve em nove estados e no Distrito Federal.

O candidato à presidência fez campanha pela manhã no estado do Rio de Janeiro e passou mal após chegar na capital paulista.

Momento ruim

O fato acontece um dia antes do quinto e penúltimo encontro na TV entre os presidenciáveis: o Debate no SBT será realizado nesta quarta-feira, e deve contar com Fernando Haddad (PT), Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede), Alvaro Dias (Podemos), Henrique Meirelles (MDB), Guilherme Boulos (Psol) e Cabo Daciolo (Patriota). Jair Bolsonaro (PSL) ainda se recupera de um atentado sofrido no início do mês.

Segundo o especialista ouvido pela Gazeta do Povo, há boa probabilidade de Ciro Gomes estar recuperado para o debate. “É possível esconder a sonda até por dentro da calça”, afirma. A assessoria do candidato confirma que ele deve participar do encontro.

A presença de Ciro no debate poderia ser estratégica, já que o candidato viu nesta segunda (24) seus dois principais adversários (Haddad e Bolsonaro) se distanciarem na última Pesquisa Ibope*. Bolsonaro e Haddad estão quase empatados na margem de erro. O capitão da reserva oscila entre 30% e 26%. Já o ex-prefeito de São Paulo tem entre 20% e 24% das intenções de voto. Ciro Gomes varia entre 13% e 9%.

* Metodologia: Pesquisa realizada pelo Ibope com 2.506 entrevistados (Brasil) entre 22 e 23 de setembro. Contratada por: REDE GLOBO E O O ESTADO DE S.PAULO. Registro no TSE: BR-06630/2018. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Confiança: 95%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]