• Carregando...
 | /
| Foto: /

O primeiro debate na tevê entre candidatos a presidente foi realizado na noite desta quinta-feira (9), na TV Bandeirantes. Participaram oito dos 13 candidatos: Alvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede), Jair Bolsonaro (PSL), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB) e Ciro Gomes (PDT). Jornalistas da Gazeta do Povo analisam o desempenho dos presidenciáveis no primeiro embate ao vivo na TV das eleições 2018.

Quem ganhou?

Definitivamente os destaques do debate não foram os líderes das pesquisas eleitorais. Chamou a atenção um candidato anunciado aos 45 minutos do segundo tempo: Cabo Daciolo. Poucos o conheciam, mas ele imediatamente se apresentou e resumiu perfeitamente a que veio:

“Eu sou o Cabo Daciolo, servo do Deus vivo, cristão, bombeiro militar, e quero dizer ao meu companheiro Bolsonaro, que não é o único, não”.

LEIA MAIS: Quem é Cabo Daciolo. E como ele roubou a cena no debate na Band

Entre pedidos de retorno do voto em papel e frases como “temos 400 bilhões de sonegadores”, ele agitou o debate. “Ele fez com quem estivesse com sono não dormisse”, diz o jornalista Renan Barbosa, da Gazeta do Povo. O novato teve mais buscas na rede social que outros candidatos.

“Foi o mais procurado porque foi o palhaço da noite”, resume o comentarista político Lucio Vaz. Outro que foi bem no debate na opinião do comentarista foi Ciro Gomes. “O Ciro foi bem, com posições firmes”.

VEJA TAMBÉM: Nome de Bolsonaro foi o mais procurado no Google durante o debate da Band

Perderam ou foram estratégicos?

Vaz reforçou que “Alckmin e Meirelles são pessoas preparadas e tem propostas, mas não conseguiram a linguagem adequada e mais popular”. O mesmo pode-se dizer de Marina. “Já era de se esperar que o Meirelles não tivesse um grande desempenho. Não é a ‘simpatia em pessoa’”, completa a repórter da Gazeta Helli Kademus.

“Não teve uma polarização entre dois candidatos, como se esperava. Foi um debate, digamos, morno”, diz o editor de República, Sergio de Deus.

“O senador Alvaro Dias saiu perdendo porque tentou vincular seu nome a Lava Jato e acabou perdendo seu próprio discurso de ser um candidato novo”, emenda a jornalista Kademus.

CONFIRA: As dez melhores frases do debate na Band

Um candidato que decepcionou parte do público foi Jair Bolsonaro, que evitou trocas de farpas (em grande parte das vezes) e ficou apagado. “Era uma estratégia passar de leão para gatinho? Disseram que foi estratégia sim. O que me foi dito por um deputado: ‘em time que está ganhando não se mexe e não queríamos nada que levantasse muita areia’”, informa a blogueira da Gazeta do Povo Madeleine Lacsko.

Confira a visão dos analistas sobre o primeiro debate presidencial no vídeo acima! 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]