• Carregando...
 | TSE/Divulgação
| Foto: TSE/Divulgação

Com a proximidade das eleições, os institutos e empresas de pesquisa começam a intensificar os levantamentos que devem indicar quem é o presidenciável com mais força junto à população. Entre esta segunda-feira (13) e o próximo sábado (18), serão divulgadas nada menos que 29 pesquisas de intenção de voto, de acordo com os registros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Entre as empresas responsáveis por esses levantamentos, a que deve divulgar o maior número de pesquisas é o Ibope. O instituto está fazendo entrevistas em 13 estados e deve apresentar os resultados de cada um deles individualmente.

Na quinta-feira (16) saem os dois primeiros. Um deles foi realizado no Ceará a pedido da TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo naquele estado. O outro é o de Alagoas, feito por encomenda da TV Gazeta, igualmente afiliada da Globo.

LEIA TAMBÉM: O fenômeno dos candidatos militares: quem é e o que propõe a ‘chapa da farda’

As pesquisas feitas pelo Ibope nos outros 12 estados também foram encomendadas por afiliadas da emissora. As datas de divulgação variam. Goiás, Amazonas,Rio Grande do Sul, Tocantins, Sergipe, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina e Amapá devem conhecer seus resultados na sexta-feira (17). No sábado será a vez de Espírito Santo e do Pará.

Além da intenção de voto para presidente nos estados, as pesquisas do Ibope vão trazer a intenção de voto para governador e senador.

Primeira pesquisa presidencial da semana sai nesta terça

Além do Ibope, outras organizações estão coletando dados em diversas regiões do país. O Instituto Paraná Pesquisas divulga na terça-feira (14) um levantamento feito por amostragem em todo o território nacional. No formulário da pesquisa 13 candidatos a presidente foram apresentados aos entrevistados. O formulário apresenta um cenário com o PT lançando o ex-presidente Lula e outro com o PT lançando o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.

Entre as perguntas feitas há, inclusive, uma para apurar a confiança dos entrevistados na confirmação da candidatura de Lula. “Em sua opinião, o ex-Presidente Lula conseguirá ser candidato a Presidente do Brasil ou a sua candidatura será impugnada pelo TSE, Tribunal Superior Eleitoral?”, diz o questionário.

DESEJOS PARA O BRASIL: Uma política moralmente exemplar

Pesquisas locais

Além das pesquisas Ibope e Paraná Pesquisas, estão sendo realizadas nesta semana pesquisas menores, em territórios bastante reduzidos. Esses levantamentos não têm abrangência nacional. É o caso de uma pesquisa feita em Campo Maior, município do Piauí com pouco mais de 46 mil habitantes. De acordo com o registro no TSE, essa pesquisa custou R$ 1,5 mil e foi encomendada e realizada por um portal de notícias local.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]