• Carregando...
Delcício do Amaral (PTC), à direita. | Beto Barata
/Agência Senado
Delcício do Amaral (PTC), à direita.| Foto: Beto Barata /Agência Senado

Primeiro senador a ser preso na Operação Lava Jato, Delcício do Amaral (PTC) registrou nesta segunda-feira (17) sua candidatura ao Senado em Mato Grosso do Sul. Ele substitui César Nicolatti (PTC), que desistiu da candidatura e vai concorrer a um mandato de deputado estadual.

Delcídio teve o seu mandato de senador cassado em maio de 2016, dias após ser preso pela Polícia Federal sob suspeita de obstrução da Justiça, com o aval do Superior Tribunal Federal (STF). Foi a primeira vez desde a redemocratização, em 1985, que um senador era detido no exercício de seu mandato.

RELEMBRE:Por que o STF trata de modo tão diferente os casos de Delcídio e Aécio?

Em junho deste ano, ele foi absolvido na uma ação penal em que era acusado de ter participado de um esquema para comprar o silêncio de Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras que virou delator na Lava Jato.

Em tese, Delcídio está inelegível por ter tido o seu mandato cassado pelo Senado em 2016. O ex-senador, contudo, vai brigar na Justiça para reverter a inelegibilidade amparado pela sentença que o inocentou.

VEJA TAMBÉM:Conheça todos os candidatos das Eleições 2018, divididos por estado

Com 63 naos, Delcídio do Amaral foi senador pelo Mato Grosso do Sul entre 2003 e 2016, período em que esteve filiado ao PT.

Nesta eleição, ele enfrenta nas urnas nomes como Nelsinho Trad (PTB), Waldemir Moka (MDB), Sergio Harfouche (PSC) e Zeca do PT (PT).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]