• Carregando...
 | VANDERLEI ALMEIDA/AFP
| Foto: VANDERLEI ALMEIDA/AFP

O Conselho de Administração da Petrobras escolheu nesta sexta-feira (1º) que Ivan Monteiro, atual diretor-executivo da Área Financeira e de Relacionamento com Investidores, será o novo presidente interino da companhia. O nome de Monteiro foi aprovado pelo conselho após Pedro Parente pedir demissão do cargo de presidente da estatal na manhã desta sexta-feira.

Parente afirmou, em sua carta de demissão, que a sua permanência na presidência da Petrobras deixou de ser positiva e pouco contribuiria para a construção das alternativas que têm o governo. “Sempre procurei demonstrar, em minha trajetória na vida pública que, acima de tudo, meu compromisso é com o bem público. Não tenho qualquer apego a cargos ou posições e não serei um empecilho para que essas alternativas sejam discutidas.”

Ivan Monteiro está na Petrobras há três anos como diretor financeiro. Antes, ele atuou como diretor do Banco do Brasil (BB) entre 2009 e 2015.

Seu nome foi escolhido para ser presidente interino da Petrobras após uma reunião de menos de duas horas na tarde desta sexta. Pedro Parente participou da escolha.

Nome definitivo pode sair ainda hoje

Monteiro, porém, foi escolhido como presidente interino pelo Conselho de Administração da Petrobras. Segundo a Globo News, é esperado que ainda nesta sexta o presidente Michel Temer escolha um nome definitivo para o cargo.

No Palácio do Planalto, a avaliação é de que é preciso anunciar logo o nome do novo comandante para que o mercado financeiro possa absorver o anúncio e a negociação de ações da empresa se normalize a partir desta segunda-feira (4).

Segundo uma fonte a par do assunto, até o momento, quatro nomes são cotados para substituir Parente. Entre eles estão: Pedro Zinner, presidente da Eneva, Solange Guedes, diretora de Exploração e Produção da Petrobras, e o próprio Ivan Monteiro, atual diretor financeiro da estatal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]