• Carregando...
Polícia Federal conduz o ex-ministro José Dirceu para a Justiça Federal em Curitiba: protesto de populares. | Pedro Serápio/Gazeta do Povo
Polícia Federal conduz o ex-ministro José Dirceu para a Justiça Federal em Curitiba: protesto de populares.| Foto: Pedro Serápio/Gazeta do Povo

O ex-ministro José Dirceu deixou o Complexo Médico Penal (CMP), em Pinhais, na Grande Curitiba, por volta das 16h15 desta quarta-feira (3) com destino ao prédio da Justiça Federal do Paraná, em Curitiba, para colocar uma tornozeleira eletrônica, conforme determinação do juiz Sergio Moro. O ex-ministro foi escoltado por policiais federais, entre eles Newton Ishii, mais conhecido como o Japonês da Federal. A escolta não impediu que pessoas contrárias à soltura de Dirceu protestassem com gritos e xingamentos no portão do CMP.

Dirceu chegou por volta das 16h30 à sede da Justiça, no bairro Ahú. A chegada dele foi precedida de um forte esquema de segurança. Grupos de manifestantes pró e contrários a Dirceu protestaram antes e depois do desembarque e foi necessária a presença de policiais militares para não ocorrer problemas.

GALERIA DE FOTOS: Veja mais imagens da saída de José Dirceu

Solto, Dirceu seguirá para Brasília. Inicialmente, Moro decidiu que o ex-ministro não poderia deixar a cidade de Vinhedo, no interior de São Paulo, mas os advogados do petista pediram que ele permanecesse na capital federal.

Antes de ser preso, Dirceu já morava em Brasília com a mulher e uma filha. O ex-ministro foi preso na capital federal em 2015. Após sua condenação no mensalão, o petista se mudou para a cidade e chegou a trabalhar em escritórios de advocacia da cidade, inclusive como assistente administrativo.

 Manifestantes pró e contra Dirceu bateram boca em frente ao Complexo Médico Penal

Enquanto aguardavam a soltura de Dirceu do lado de fora do CMP, manifestantes pró-Lava Jato e apoiadores de Dirceu se desentenderam. A discussão, que terminou com troca de empurrões, foi entre a apoiadora de Lava Jato Elizabete Monteiro, que usava um megafone e camisa da República de Curitiba, e Ana Paula Perciano, apoiadora de José Dirceu. A confusão foi contida após o bate-boca.

Os manifestantes contrários à libertação do ex-ministro estenderam uma faixa de protesto em frente ao presídio. Eles criticaram a decisão da Segunda Turma do STF, que optou pela soltura de Dirceu apesar dos apelos contrários do relator da Lava Jato na Corte, ministro Edson Fachin, e da força-tarefa do Ministério Público Federal, em Curitiba.

Na Justiça Federal, manifestantes pró Dirceu e simpatizantes da Lava Jato fizeram bastante barulho, mas não chegaram a promover nenhum tumulto mais grave.  

  • Manifestantes pró-Dirceu e simpatizantes da Lava Jato protestam em frente ao prédio da Justiça Federal.
  • Polícia Militar foi chamada para conter os ânimos de manifestantes mais exaltados.
  • Petista comemora liberdade concedida ao ex-ministro José Dirceu, que passará a usar uma tornozeleira.
  • Policiais federais fazem a segurança dentro da Justiça Federal: protestos do lado de fora.
  • Simpatizantes da Lava Jato protestam contra a saída de Josdé Dirceu da prisão.
  • Polícia Federal escolta o ex-ministro na saída do Complexo Médico Penal, em Pinhais.
  • Ana Paula Perciano, apoiadora de Dirceu, e Elizabete Monteiro, que usava um megafone, discutiram do lado de fora do presídio.
  • Manifestantes estenderam uma faixa com críticas ao STF em frente ao portão do Complexo Médico Penal.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]