• Carregando...
 | MIGUEL SCHINCARIOL/AFP
| Foto: MIGUEL SCHINCARIOL/AFP

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mostrou que o crescimento dos candidatos “outsiders”, aqueles que não vem da política tradicional, o incomoda. Lula criticou o crescimento de alas da sociedade que defendem que sejam eleitos esses candidatos. “Essas pessoas que acham que nenhum político presta só têm um jeito: entrar na política. Filie-se a um partido e venha ser o político honesto que você acha que o Brasil tem de ter”, afirmou o ex-presidente durante entrevista transmitida ao vivo na página do deputado federal Wadih Damous (PT-RJ) nesta terça-feira (1º), pelo Facebook.

LEIA MAIS: “Emenda Lula” é retirada de votação a pedido do próprio ex-presidente

Ele afirmou que “se deixarem” ele pode ser candidato ou cabo eleitoral. “Eu posso ser um grande candidato se me deixarem. Posso ser um grande cabo eleitoral , o que eu quero é melhorar esse país, provar que pode ser melhor a vida nesse pais”, disse. “O que não posso suportar é as pessoas irem dormir azedas e acordar azedas. Família brigando em casa”, afirmou.

Lula não falou diretamente sobre a votação da denúncia contra Temer, marcada para amanhã, mas deixou nas entrelinhas que acredita que o presidente pode continuar no cargo e terminar seu mandato. “A continuar do jeito que tá, a gente é obrigado a dizer que o governo pode aguentar um ano, mas o povo brasileiro não”, afirmou.

O ex-presidente destacou que já está em curso a campanha eleitoral para a disputa presidencial para 2018 e que será preciso que os candidatos da oposição mostrem ao brasileiro que o atual governo está prejudicando o Brasil. “Fico nervoso com a perseguição a mim, mas penso que o que é grave é a perseguição ao povo brasileiro”, disse, ao criticar medidas adotadas pelo presidente Michel Temer, como a aprovação da reforma trabalhista e a definição de um teto de gastos públicos. Para Lula, o teto de gastos não pode valer para os próximos governos. “Cada presidente que cuide de suas finanças”, afirmou Lula.

Críticas a Moro e à Lava Jato

Depois de dizer que se considera perseguido pela operação Lava Jato, Lula criticou diretamente o juiz Sergio Moro. “Sou homem de alma pura. Conquistei nesse pais o direito de andar de cabeça erguida com ninguém a não ser deus vai fazer eu baixar a cabeça, eu tenho honra a defender, tenho nome, tenho 50 anos de vida política nesse país não posso aceitar que uma pessoa que só tem como experiência de vida um concurso tente jogar toda uma vida construída no limbo, com mentiras”, disse.

O ex-presidente admite que há corrupção na Petrobras, porém avalia que isso deve ter sido restrito a “um ou dois” corruptos. A economia deve crescer puxada pela empresa, que deve ser utilizada pelo governo como “mola propulsora” da economia, segundo o ex-presidente. Essa política, que foi empreendida durante os governos do PT e causou perdas bilionárias para a empresa, deveria ser retomada. “Se dentro da Petrobras aparecer um corrupto, dois corruptos, que se prenda os corruptos, mas que não se destrua a empresa”, afirmou.

O ex-presidente ainda afirmou que o atual governo quer voltar a fazer o brasileiro sentir “complexo de vira-lata”. “O Brasil precisa voltar a discutir a soberania com muita força, nossa relação com os vizinhos, com a Amazônia, com África e a relação interna. Precisamos recuperar o Brasil a partir do nosso povo”, afirmou Lula, que defendeu ainda que o Mercosul e a Unasul sejam reforçados.

A transmissão começou com mais de 45 minutos de atraso. Lula estava em São Paulo e Damous no Rio. Lula começou a transmissão em tom de brincadeira, dizendo que estava triste pela derrota do Vasco e pelo Corinthians ter sido “roubado” pelo juiz no domingo. Mais de 1,6 mil pessoas assistiam ao vídeo.

Damous afirmou que fará reunião de bancada nesta terça-feira, em Brasília, para definir a tática do PT na votação da denúncia contra Temer. Antes do início da transmissão de Lula, o deputado defendeu que a denúncia contra Temer não seja arquivada. Ele afirmou que haverá atos em todo o Brasil amanhã das frentes ligadas à oposição. “Os deputados que votarem a favor de Temer serão considerados corruptos. Eles estarão sendo cúmplices do processo de corrupção comandado por Michel Temer”, disse o deputado, que convidou seus espectadores a irem às manifestações para pressionar os deputados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]