• Carregando...
Ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva | Antonio Cruz/ Agência Brasil/
Ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva| Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil/

O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, afirmou que não vê qual seria o motivo para a instalação de uma base militar americana no Brasil. A possibilidade foi cogitada pelo presidente, Jair Bolsonaro (PSL), na semana passada e depois confirmada pelo chanceler, Ernesto Araújo, e elogiada pelo secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo. A ideia, porém, pegou os militares de surpresa e desagradou a cúpula das Forças Armadas brasileiras.

SAIBA MAIS: ‘Ficamos satisfeitos com a oferta da base militar’, diz Mike Pompeo

Em entrevista ao SBT na quinta-feira passada (3), Bolsonaro afirmou que o Brasil está aberto a discutir a possibilidade de uma base militar americana. “A questão física pode ser até simbólica”, disse o presidente. “E o poderio das Forças Armadas americanas, chinesas e soviéticas alcança o mundo todo independente de base, agora, de acordo com o que puder vir a acontecer no mundo, quem sabe você tenha que discutir essa questão no futuro”, completou.

Bolsonaro falou da base militar americana sem consultar Defesa

Na sexta-feira (4), o jornal Valor Econômico entrevistou o ministro da Defesa e repercutiu a ideia. A entrevista foi publicada na edição desta terça-feira (8). Nela, o ministro diz que a possível instalação da base “é um assunto muito complexo” que Bolsonaro ainda não havia conversado com ele. “Tem que ver direitinho. Não vejo qual seria o motivo de uma base como essa”, afirmou Azevedo.

O ministro ressaltou, ainda, que não poderia comentar se a instalação da base militar americana abriria um precedente histórico, porque Bolsonaro não havia lhe explicado qual seria a intenção com essa medida. “Não dá para saber do que se trata. Seria uma base de apoio logístico? De material? Temos vários componentes do que a gente chama de FMS [sigla em inglês para o programa de vendas militares ao exterior], material que o americano disponibiliza pra venda e que as Forças Armadas utilizam bastante.”

LEIA TAMBÉM: 9 áreas que estarão nas mãos de militares no governo Bolsonaro

Depois, um assessor do ministro, o general Eduardo Garrido Alves, pergunta se o presidente não havia se referido à base de Alcântara, no Maranhão, para lançamento de foguetes. O ministro da Defesa diz: “Se for a base de Alcântara é uma outra coisa. Por isso digo que a gente está ouvindo o galo cantar e não sabe onde”.

Militares foram pegos de surpresa – e não gostaram

Além dos militares terem sido pegos de surpresa com a declaração de Bolsonaro, a ideia desagradou a cúpula das Forças Armadas, conforme noticiou a Folha de São Paulo nesta terça-feira (8). Uma base americana em terras brasileiras contraria os princípios de soberania estabelecidos pela Política Nacional de Defesa e pela Estratégia Nacional de Defesa.

E, de qualquer forma, a medida é um assunto de responsabilidade do ministério da Defesa. Depois, precisa passar pelo Congresso.

Segunda a Folha, depois do mal estar criado, o presidente garantiu ao general Fernando Azevedo e Silva que não haverá nenhuma base militar americana instalada no Brasil durante os seus quatros anos de mandato.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]