• Carregando...
Emílio Odebrecht fez inúmeras revelações nas delações feitas  ao Ministério Público Federal. | Pedro Serápio/Gazeta do Povo
Emílio Odebrecht fez inúmeras revelações nas delações feitas ao Ministério Público Federal.| Foto: Pedro Serápio/Gazeta do Povo

A prisão do presidente executivo do Grupo Odebrecht, Marcelo Odebrecht, em junho de 2015, por envolvimento no escândalo da Lava Jato, desencadeou uma ofensiva coordenada pela empreiteira para exercer pressão sobre o governo federal, segundo depoimento do fundador do grupo, Emílio Odebrecht, pai de Marcelo.

O objetivo era aprovar o mais rápido possível uma nova legislação que permitisse às empresas realizarem acordos de colaboração premiada a fim de evitar consequências ainda mais graves, como um possível colapso das empresas na esteira das denúncias de corrupção.

A partir desse esforço, a presidente Dilma Roussef editou seis meses depois da prisão do “Príncipe das Empreiteiras” a Medida Provisória 703, que modificou as regras para os acordos de leniência entre a administração pública e empresas acusadas de cometer irregularidades.

“Os problemas financeiros da empresa estavam se agravando enormemente, então chegamos a conclusão de que era preciso pressionar o Congresso por um projeto de lei [sobre a leniência]. Mas muito rapidamente percebemos que isso ia levar um time enorme e precisávamos encontrar uma forma mais rápida de aprovar isso. Decidimos então pressionar o Jacques Wagner [chefe da Casa Civil] para encontrar uma forma de acelerar o processo e a medida provisória poderia ser a solução”, disse Emílio aos procuradores da Lava Jato. Segundo o empresário, a pressão foi exercida por sindicatos e associações de classe ligadas aos empreiteiros. “A MP interessava também ao governo e eles não estavam agindo de forma eficaz para tornar as coisas céleres”, completou.

Indagado se Jacques Wagner pediu algo em troca para aprovar a MP, o empreiteiro riu: “Eles estavam até mais fragilizados do que nós naquele momento. Era o torto pedindo [ajuda] ao aleijado”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]