• Carregando...
 | RM/TSS/RICARDO MORAES
| Foto: RM/TSS/RICARDO MORAES

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é considerado o político que mais envergonha o Brasil, dentro de uma lista de 10 nomes apresentados a 2.002 brasileiros em sondagem feita pelo Paraná Pesquisas, entre os dias 27 de abril e 2 de maio. 26,4% dos entrevistados colocaram o petista no topo do grupo. Depois dele, aparecem o presidente Michel Temer (MDB), com 20,3% de menções, o senador Aécio Neves (PSDB), 11,7%, e Sérgio Cabral (MDB), 10%.

Completam a lista, pela ordem, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), com 8,6%, o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (MDB), 5,4%, o deputado Jair Bolsonaro (PSL), 4,9%, a senadora Gleisi Hoffmann (PT), 2,2%, o senador Renan Calheiros (MDB), 1,7%, Geraldo Alckmin (PSDB), 1%. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais e para menos.

Lula lidera pesquisa eleitoral para presidente

Na mesma pesquisa, o instituto também aferiu cenários para a corrida presidencial de 2018. No cenário com Lula, o petista lidera com 27,6% das intenções de voto, mesmo preso. Bolsonaro é o segundo colocado, com 19,5% – porcentual semelhante ao que ele tem quando Lula não está no páreo.

O percentual de entrevistados que diz não votar em nenhum dos candidatos é de 9,6%. Na sequência, o ex-ministro do STF Joaquim Babosa aparece com 9,2%, seguido por Marina Silva (7,7%), Geraldo Alckmin (6,9%), Ciro Gomes (5,5%) e Alvaro Dias (5,4%). Ainda aparecem na pesquisa Manuela D’Ávila (1,2%) e Michel Temer (1%). Neste caso, Flavio Rocha, Guilherme Boulos, Henrique Meirelles, João Amoêdo e Rodrigo Maia foram citados, mas não atingiram 1% das intenções de voto.

Metodologia

O levantamento da Paraná Pesquisas foi realizado entre os dias 27 de abril e 2 de maio de 2018 em todo território nacional. Foram ouvidos 2.002 eleitores e a margem de erro é de 2% para mais ou para menos. A pesquisa abrange um grau de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-02853/2018.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]