• Carregando...
 | Albari Rosa/Gazeta do Povo
| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

A escalada dos preços do petróleo levou a Petrobras a lucro de R$ 10,072 bilhões no segundo trimestre, o melhor resultado desde o segundo trimestre de 2011. No ano, o lucro acumulado da estatal soma R$ 17,033 bilhões, também o melhor desde 2011.

Segundo a companhia, o resultado reflete aumento nas margens de exportação de petróleo com a alta das cotações internacionais e a um aumento de 6% nas vendas de gasolina e diesel diante da recuperação de mercado que havia sido perdido para importações.

LEIA MAIS: Onde foram parar os R$ 0,46 de desconto do diesel na bomba?

O impacto da greve dos caminhoneiros só é citado uma vez no balanço, como responsável pela queda no lucro bruto da área de distribuição, devido a perdas de estoques da BR Distribuidora, que divulgou balanço na quinta (2). A empresa congelou o preço do diesel em 1.º de junho, em função dos protestos. 

No segundo trimestre, a Petrobras teve receita de R$ 84,395 bilhões, alta de 26% com relação ao mesmo período do ano anterior. A geração de caixa medida pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos e amortizações) subiu 57%, para R$ 30,067 bilhões.

No dia 30 de junho, a dívida líquida da companhia era de R$ 284 bilhões, alta de 5% em relação ao fim do primeiro trimestre devido à variação cambial. Em dólares, porém, a dívida caiu para US$ 73,66 bilhões.

Principal indicador de endividamento, a relação entre dívida líquida e Ebitda chegou a 3,23 vezes. A meta da companhia é atingir 2,5 vezes até o fim do ano. 

Petrobras ainda tem a receber R$ 590 milhões do governo por subsídio ao diesel

A Petrobras informou que acumulou no segundo trimestre um saldo de R$ 590 milhões a receber do governo pela concessão de subsídios ao preço do óleo diesel. O valor corresponde aos meses de maio e junho. Apesar do atraso nos pagamentos, o presidente da estatal, Ivan Monteiro, diz não ver risco de calote.

“Estamos plenamente confiantes de que vamos receber”, disse Monteiro. “É um procedimento novo para a ANP [Agência Natural do Petróleo, Gás e Biocombustíveis], acho natural [o atraso]”, comentou, ressaltando que os documentos enviados pela estatal à agência envolvem cerca de 20 mil notas fiscais.

O prazo para o ressarcimento da primeira fase da subvenção, que durou até 7 de junho, venceu no dia 26 de junho. Para o primeiro mês da segunda fase, o pagamento deveria ter sido feito até 26 de julho. Até agora, porém, a ANP só autorizou dois pagamentos, de R$ 121 mil, referentes à primeira fase, quando o desconto era de apenas R$ 0,07 por litro.

DESEJOS PARA O BRASIL: Mais espaço para a iniciativa privada

Segundo estimativa da Abicom, associação que representa os importadores, até o fim de julho a subvenção custou ao governo R$ 1,76 bilhão. O Tesouro separou R$ 9,5 bilhões para bancar o subsídio de até R$ 0,30 por litro até o fim do ano.

Monteiro diz que a Petrobras percebeu redução das importações privadas de combustíveis nos primeiros meses da subvenção, mas que acredita que a competição será retomada no segundo semestre. Com menos importações privadas, a estatal vem recuperando mercado perdido em trimestres anteriores.

Em junho, a empresa foi responsável por 87% das vendas de diesel e 85% das vendas de gasolina no país, avanço expressivo sobre os 65% e 80%, respectivamente, verificados em janeiro. Monteiro prevê, porém, que empresas privadas voltarão a disputar mercado.”O mercado parou um pouco para entender como funciona [a subvenção]”, afirmou frisando que considera competitivo o modelo elaborado pelo governo.

Com a recuperação de mercado, a Petrobras aumentou o fator de utilização de suas refinarias de 71% para 81% no período. A baixa utilização foi bastante questionada por sindicatos e oposição no primeiro semestre, o que levou a direção da empresa a desenvolver campanha interna defendendo a gestão do parque de refino.

“Sempre iremos operar nossos ativos de refino e logística da forma mais competitiva e gerando o maior valor para o acionista e para a sociedade”, disse nesta sexta o diretor de Refino e Gás da companhia, Jorge Celestino.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]