• Carregando...
Apesar da destruição, o Parque da Cachoeira é um  dos pontos  onde os Bombeiros acreditam poder haver mais sobreviventes. | Mauro Pimentel/AFP
Apesar da destruição, o Parque da Cachoeira é um dos pontos onde os Bombeiros acreditam poder haver mais sobreviventes.| Foto: Mauro Pimentel/AFP

Depois de um dia de péssimas notícias em sequência em Brumadinho (MG), um grupo de socorristas e parentes comemorou, às 9 horas deste sábado, a informação, enviada por telefone pelo Corpo de Bombeiros ao centro comunitário do distrito de Córrego do Feijão, da localização de cinco pessoas que estavam desaparecidas desde o desastre desta sexta. Uma assessora da Vale que participa do apoio às famílias confirmou, entre lágrimas, que cinco homens foram localizados com vida, mas ainda estavam sendo resgatados com apoio de helicópteros. Depois, outras duas vítimas foram encontradas com vida. Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, ao menos nove pessoas morreram.

Um dos sobreviventes é irmão do bombeiro civil voluntário Jorge Luís de Faria, 51 anos, que desde ontem participava de buscas na região com outros quatro amigos. Segundo Jorge, seu irmão Carlos Eduardo de Faria, 32 anos, trabalha como motorista em uma empresa de pavimentação asfáltica contratada pela Vale e estava sem contato desde o momento do acidente. Logo após receber a notícia da localização do irmão, Jorge saiu em outra missão com o grupo de voluntários para tentar localizar um idoso de 90 anos que estaria ilhado numa casa perto do Córrego do Feijão.

O outro irmão de Carlos, o mecânico Paulo Henrique Faria, emocionou-se ao saber da notícia. Ele havia falado com a reportagem sobre as buscas ao irmão meia hora antes de saber que Carlos estava entre os sobreviventes. “Confiamos que ele está vivo em algum lugar esperando o resgate”, disse Paulo Henrique. Ele contou que seu irmão acionou duas vezes o telefone celular depois do horário do acidente, estimado em 13 horas de sexta-feira. “Ele deu um toque no celular de um amigo dele às 14h12 e 14h56, então tem que estar vivo por aqui mesmo”, disse Paulo, enquanto contemplava a destruição na região do Córrego do Feijão. Após saber da notícia, Paulo disse que o patrão de Carlos também telefonou confirmando que o irmão entrou para a lista dos sobreviventes.

“Silêncio, vamos ouvir!”

Também neste sábado, um grupo de dez moradores da região de Brumadinho se posicionou na beira da lama que devastou a região do Córrego do Feijão para tentar ouvir algum pedido de socorro. “Silêncio todo mundo, vamos ouvir!”, repetiam os socorristas. Alguns segundos depois, os moradores garantiram estar ouvindo vozes de pessoas pedindo socorro. Isso bastou para alguns caírem em lágrimas e começarem a rezar.

A dona de casa Analice Ribeiro se emocionou porque alimenta a esperança de notícias sobre sua cunhada, Angelita Assis, 36 anos, que é enfermeira de um posto de saúde da Vale perto da mina e tem dois filhos, um de 15 e outro de 12 anos. “Nós escutamos alguém gritando”, repetia Analice, enxugando as lágrimas. Segundo ela, sua cunhada trabalha há sete anos na Vale e nunca comentou que poderia haver o risco de um rompimento da barragem. Socorristas informaram as vozes a um grupo de soldados da Polícia Militar, que pelo rádio acionou o Corpo de Bombeiros.

A corporação havia resgatado, até as 11 horas deste sábado, sete pessoas com vida na lama, vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho, informou o oficial responsável pelas operações na base montada pelos bombeiros no distrito do Córrego do Feijão. Outra centena foi evacuada de locais de risco desde que a barragem rompeu, na sexta-feira.

Buscas

A área das buscas envolve dezenas de quilômetros, pois a lama pode ter arrastado longe os corpos. Há informações de que três ônibus teriam sido atingidos, mas ainda não se sabe se eles estavam vazios na hora da tragédia. “A estratégia de busca está sendo focada nos locais relatados pela Vale e pelos moradores”, disse o major Rafael Cosendey, subcomandante do Batalhão de Emergências Ambientais e Respostas a Desastres (Bemad).

Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, existem quatro áreas onde podem encontrar vítimas vivas: uma locomotiva, um ônibus, um restaurante e na comunidade Parque da Cachoeira. Após declarar na sexta que só resgatariam corpos, o governador de Minas, Romeu Zema, voltou atrás e disse que há possibilidade de as equipes encontrarem sobreviventes no mar de lama que se formou após o rompimento da barragem em Brumadinho.

Leia também: Sirene de aviso não tocou, segundo relatos

Leia também: O que se sabe até agora sobre o desastre de Brumadinho

O tenente-coronel Godinho, da Defesa Civil de Minas Gerais, informou no início da tarde de sábado que 46 pessoas foram encontradas com vida durante as buscas da manhã. São funcionários da Vale que estavam em listas de desaparecidos. Com isso, chegam a 176 pessoas encontradas desde sexta-feira. Entre os terceirizados, neste momento, há 130 pessoas ainda desaparecidas. Empregados da Vale desaparecidos, segundo Godinho, são 166 não encontrados. Levantamento anterior da Vale contabilizava 345 desaparecidos. Agora, seriam 296 não encontrados.

De acordo com o coronel Almeida, do Corpo de Bombeiros, a Vale está drenando a barragem 6 para evitar sobrecarga. “Mas não há perigo de rompimento”, afirmou. É um trabalho da empresa para reduzir a pressão na barragem, feita com controle dos técnicos, afirmou o comandante do Corpo de Bombeiros. De acordo com o coronel, há 83 agentes dos Bombeiros percorrendo a área devastada para tentar encontrar vítimas. Até este momento, segundo o coronel e a Defesa Civil, em Brumadinho, o número de mortos se mantém em nove pessoas.

A Defesa Civil diz que 86 famílias estão cadastradas em zonas de alto salvamento (treinamento em ponto alto para serem socorridas). Destas 86 famílias, duas foram contatadas e resgatadas. As demais permanecem aguardando, devido à ausência de energia elétrica, sinal de telefonia e internet, que dificultam a localização exata das vítimas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]