• Carregando...
 | Antonio Augusto/Agência Câmara
| Foto: Antonio Augusto/Agência Câmara

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu o cumprimento de mandados de busca e apreensão nos endereços da deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ) por causa de mensagens de celular trocadas entre ela e um dos principais investigados na Operação Registro Espúrio, o ex-coordenador de Registro Sindical do Ministério do Trabalho Renato Araújo Júnior. Há indícios, segundo a investigação, de que a congressista integrava esquema de cobrança de propina em troca da liberação de cartas sindicais.

Cristiane foi alvo da segunda fase da operação deflagrada nesta terça-feira (12). Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), Araújo é braço direito de Cristiane na pasta e atuaria “em conformidade com os interesses desta no exercício da função pública”.

“Além de orientar o servidor em relação a como agir na análise de pedidos, há, inclusive, mensagens que tratam da cobrança de valores previamente combinados”, informa a PGR. Araújo foi a alvo da primeira etapa da operação, em 30 de maio, e é suplente de deputado federal Wilson Santiago Filho (PTB-PB).

Na petição enviada ao Supremo Tribunal Federal, na qual requereu os mandados, Dodge também citou mensagens de texto que fazem referência a Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB e pai de Cristiane.

Entrada proibida

A segunda fase da operação foi autorizada pelo ministro Edson Fachin, que proibiu a entrada da deputada do PTB no prédio do Ministério do Trabalho e qualquer contato dela com os demais investigados na ação da PF. O gabinete e o apartamento funcional de Cristiane em Brasília foram alvo dos mandados de busca e apreensão.

No início do ano, a deputada do PTB chegou a ser indicada para a chefia do ministério, mas sua posse não se concretizou porque veio à tona a notícia de que ela foi condenada em uma ação trabalhista, além de ser investigada por dar dinheiro a traficantes durante campanha eleitoral. Também causou mal-estar um vídeo em que ela aparecia num barco, rodeada por homens sem camisa, se defendendo das ações a que responde na Justiça do Trabalho.

Outro lado

“A deputada Cristiane Brasil recebeu os procedimentos investigativos com tranquilidade, pois não tem papel nas decisões tomadas pelo Ministério do Trabalho, além das relações partidárias”, disse sua assessoria em nota. “Espero que as questões referentes sejam esclarecidas com brevidade e meu nome limpo”, disse a deputada, de acordo com a nota.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]