• Carregando...
500 mil mortos pela Covid: como o Brasil está nos rankings mundiais de vítimas do coronavírus
| Foto: Gerd Altmann/Pixabay

O Brasil chegou neste sábado (19) ao número de 500,8 mil mortos pela Covid-19, segundo o Ministério da Saúde. A marca foi atingida pouco mais de 15 meses após o primeiro óbito oficialmente registrado no país, em 12 de março de 2020.

Em termos absolutos, o Brasil é o segundo país com maior número de mortos pela pandemia. Perde apenas para os Estados Unidos (que registra mais de 600 mil óbitos); e fica à frente da Índia, que tem cerca de 400 mil mortos e que atualmente tem a maior taxa de letalidade pela doença.

O Brasil também figura entre os dez países mais letais do planeta em óbitos causados pela Covid-19 na proporção de mortos por 1 milhão de habitantes desde o início da pandemia. Esse parâmetro elimina a distorção causada pelo tamanho da população e permite uma comparação mais "justa" entre as nações.

Quando se considera a média de mortes totais nos últimos sete dias, que indica quais são os países onde mais se morre atualmente de Covid, a situação do Brasil no ranking mundial também é muito ruim: está na segunda posição entre os mais letais.

Comparando as mortes nos últimos sete dias em relação ao tamanho da população, o país fica em quinto lugar. Nesse quesito, são nove mortes por milhão de habitantes.

Os dados são do Our World In Data, site especializado em dados analíticos, gerenciado pela Universidade de Oxford (Inglaterra). Até às 19h deste sábado, contudo, os dados atualizados pelo Ministério da Saúde não haviam sido incorporados na base de dados do site, que ainda informava um total de 498.499 mil mortes.

Veja abaixo os diversos rankings mundiais referentes à pandemia de Covid-19 e a posição do Brasil neste momento em que o país atinge a marca de 500 mil mortos pela doença:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]