• Carregando...
Advogados e familiares de presos em 8 de janeiro denunciam série de violações de direitos
Manifestantes nos atos do dia 8 de janeiro em 2023| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

Uma pesquisa Datafolha, publicada nesta sexta-feira (29), aponta que 65% dos brasileiros consideram que os atos do dia 8 de fevereiro de 2023 na Praça dos Três Poderes, em Brasília, configuram vandalismo. Do restante, 30% acreditam que foi uma tentativa de golpe.

Foram entrevistados 2.002 brasileiros, nos dias 19 e 20 de março. Não souberam opinar 5% dos ouvidos em 147 cidades. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.

De acordo com a pesquisa, houve diferença na avaliação do 8 de janeiro entre eleitores do presidente Lula e do ex-presidente Jair Bolsonaro. Na avaliação dos que votaram no ex-presidente, 77% consideram o episódio como vandalismo, contra 52% do eleitorado de Lula.

Já a ideia de que houve uma tentativa de golpe alcança 46% dos eleitores do atual mandatário e 16% daqueles que apoiaram o antecessor.

O Datafolha ainda apontou que há uma discrepância de relevo na opinião daqueles 2% da amostra populacional do Datafolha que ganham mais de 10 salários mínimos. Nessa faixa, 40% acreditam que foi uma tentativa de golpe.

Os atos do dia 8 de janeiro estão sendo julgados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) como uma tentativa de golpe. Mais de 1.400 denúncias foram elaboradas pelo Ministério Público Federal sobre o caso até agora e 145 pessoas foram condenadas pelo ministro Alexandre de Moraes a penas que vão de 3 a 17 anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]