Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Café com a Gazeta do Povo

Advogado aponta motivos para aumento de pedidos de recuperação judicial no agro

Douglas Rodrigues, advogado especialista em agronegócio e direito bancário, aponta motivos para aumento dos pedidos de recuperação judicial no agro.
Douglas Rodrigues, advogado especialista em agronegócio e direito bancário, aponta motivos para aumento dos pedidos de recuperação judicial no agro. (Foto: Reprodução Youtube Gazeta do Povo)

Ouça este conteúdo

O programa Café com a Gazeta do Povo recebeu nesta quarta-feira (23) o advogado Douglas Rodrigues, especialista em agronegócio e direito bancário. Na entrevista, ele comentou o aumento de 132% nos pedidos de recuperação judicial no agronegócio brasileiro.

Responsável por cerca de um terço do PIB e por milhões de empregos, o agronegócio é um dos pilares da economia nacional. Rodrigues explicou que o crescimento dos pedidos de recuperação judicial tem múltiplas causas. Ele lembrou o cenário pós pandemia, quando a valorização do dólar impulsionou as exportações e estimulou o Plano Safra com maior liberação de recursos.

Em 2022, no entanto, a guerra entre Rússia e Ucrânia trouxe impactos relevantes. O Brasil importa cerca de 23% de seus fertilizantes da Rússia, e o conflito elevou o custo desses insumos, aumentando os gastos dos produtores. “A recuperação judicial não tem uma única causa. São vários fatores que levam o produtor rural a não ver outra alternativa a não ser esse pedido”, afirma Rodrigues.

Ele defende uma análise criteriosa da situação de cada produtor antes de recorrer à medida. O advogado ressalta que o produtor rural é o único CPF autorizado a solicitar recuperação judicial. Segundo ele, isso só foi possível após muita luta, devido à importância do produtor na cadeia produtiva e à sua ligação com as políticas agrícolas e a função social da terra. “Quando falamos em cadeia produtiva, falamos de políticas agrícolas. E, para garantir sua função social, todos são beneficiados: da produção ao consumidor final, por meio de normas que protegem o direito do produtor rural”, conclui Rodrigues.

O Café com a Gazeta do Povo vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h30, ao vivo de Curitiba, com apresentação de Guilherme Oliveira, e de São Paulo, com Lucas Saba.

Assista o Café com a Gazeta do Povo desta quarta-feira (23) na íntegra.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros