• Carregando...
Alexandre de Moraes
Polícia Federal espera esclarecer a agressão a Alexandre de Moraes a partir das imagens do aeroporto de Roma.| Foto: Carlos Moura/STF

As imagens do circuito interno de segurança do aeroporto de Roma, que podem ter registrado as agressões ao ministro Alexandre de Moraes na última sexta (14), devem chegar ao Brasil até o final desta semana de acordo com o ministro Flávio Dino, da Justiça.

O pedido de cooperação de investigação entre as autoridades brasileira e italiana está em andamento e busca esclarecer as circunstâncias da agressão ao magistrado do Supremo Tribunal Federal (STF) e ao filho.

As gravações foram solicitadas pela adidância da Polícia Federal em Roma e encaminhadas à polícia italiana. Em paralelo, a autoridade brasileira já tomou depoimento dos três brasileiros que teriam hostilizado Moraes. Segundo Flávio Dino, os suspeitos serão investigados por crimes previstos na Constituição brasileira.

“Temos a aplicação da lei vigente no local em que houve, em tese, o cometimento do crime, mas, em alguns casos, pode haver a incidência da lei brasileira mesmo que o fato seja cometido no exterior”, disse em entrevista à GloboNews nesta segunda (17).

De acordo com o ministro, havendo uma tipificação dupla, ou seja, de crime tanto no Brasil como na Itália, a autoridade brasileira passa a investigar o que aconteceu. “Ninguém pode ser punido duas vezes pelo mesmo fato”, completou.

A Polícia Federal investiga os três brasileiros por crimes contra a honra e ameaça. Moraes retornava ao Brasil de uma palestra no Fórum Internacional de Direito quando foi hostilizado pelo grupo. Os três brasileiros desembarcaram no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos na manhã de sábado (15) e eram aguardados pela autoridade brasileira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]