Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Taxação de Trump

Alckmin diz que “clã Bolsonaro trabalhou e continua trabalhando” contra o povo brasileiro

Geraldo Alckmin
Vice-presidente afirma que família do ex-presidente "continua trabalhando" mesmo fora do governo. (Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) repetiu o discurso de aliados e atacou a família do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), nesta quinta (10), como supostos culpados pela taxação de 50% imposta por Donald Trump aos produtos brasileiros exportados para lá.

A mesma alegação foi usada mais cedo pelo ministro Fernando Haddad, da Fazenda, que disse que o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) trabalha por interesses da própria família e não do país.

“Nós já constatávamos que o clã Bolsonaro trabalhou contra o interesse do país e do povo brasileiro. [...] Agora a gente vê que esse clã, mesmo fora do governo, continua trabalhando contra o interesse brasileiro e contra o povo brasileiro. Antes era um atentado à democracia, e agora é um atentado à economia, prejudicando as empresas e os empregos”, disparou Alckmin em um evento do governo em Brasília.

VEJA TAMBÉM:

Alckmin citou motivos como a condução da pandemia da Covid-19, uma suposta “negação total” da infraestrutura do país e o “maior desmatamento” que comprometeria o setor do agronegócio, afetando as exportações.

Haddad adotou um tom semelhante, de que há uma “força interna” atuando contra o interesse nacional “em proveito do interesse individual”.

“Isso é assumido publicamente pela pessoa que está nos Estados Unidos, em nome da família Bolsonaro, conspirando contra o Brasil e ameaçando o país, dizendo que, se não houver anistia, a situação tende a piorar. O que significa isso? Não conheço precedente histórico para uma coisa tão vergonhosa quanto a atitude dessa família”, disse mais cedo.

O próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atribuiu a Bolsonaro a culpa pelo tarifaço, por conta dos motivos alegados por Trump para impor a medida. O líder norte-americano foi claro que, entre os motivos, estaria uma suposta “caça às bruxas” contra o ex-presidente.

“O ex-presidente deveria assumir a responsabilidade, porque ele está concordando com a taxação do Brasil. Aliás, foi o filho dele que foi lá fazer a cabeça do Trump, que começa uma carta tentando fazer um julgamento de um processo que está na mão da Suprema Corte”, afirmou.

O norte-americano também justificou a imposição das tarifas alegando prejuízos econômicos e denunciando supostas “ordens secretas e ilegais” contra plataformas de mídia nos Estados Unidos que, diz, violariam a liberdade de expressão.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.