Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Preso pela PF

Alerj aprova revogação da prisão do presidente da Casa, Rodrigo Bacellar

Deputados do Rio de Janeiro votaram para relaxar prisão do presidente da Casa, Rodrigo Bacellar. (Foto: Philippe Lima / Governo do Estado do Rio de Janeiro)

Ouça este conteúdo

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) votou por revogar nesta segunda-feira (8) a prisão do presidente da Casa, Rodrigo Bacellar (União Brasil), em uma votação tumultuada.

O placar registrou 42 votos a favor da revogação e 21 contra (pela manutenção da prisão), além de duas abstenções. Agora, a matéria segue para comunicação do Supremo Tribunal Federal, que determinou a prisão. A Constituição determina que membros das casas legislativas às quais pertencem presos devem decidir pela validade da prisão e pela sua continuidade.

Uma briga causou a interrupção dos votos por mais de 20 minutos. O momento de acusações mútuas entre os parlamentares teve início quando a deputada Dani Monteiro (PSOL) começou a dizer, com o painel aberto, que aquele era “um dia triste”.

O início da frase teve uma reação imediata dos colegas, que a interromperam dizendo que havia acordo de votar “Sim” ou “Não” sem discursos. Os apoiadores de Bacellar, ligados à direita, afirmavam que o acordo não previa discursos durante os votos e a esquerda acusava a existência de uma “Tropa do Bacellar”, para cercear os discursos.

VEJA TAMBÉM:

Mais cedo, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alerj aprovou o Projeto de Lei votado nesta tarde, que manifesta uma posição do parlamento fluminense pela inconstitucionalidade da prisão. A votação deixou de fora a possibilidade de Bacellar voltar à presidência.

Bacellar está preso desde a quarta-feira (3), suspeito de vazar informações de uma operação policial que tinha como alvo um colega, o deputado estadual Tiego Raimundo dos Santos Silva, o TH Joias. Desde então, ele é mantido em uma sala da Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.